REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O acolhimento e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down na família, na escola e na sociedade
Autor(es): Zendrini, Nathalia Ianni
Primeiro Orientador: Raiça, Darcy
Resumo: A Constituição Brasileira garante a todos os cidadãos igualdade no que se refere à educação. Porém, crianças com necessidades especiais, dentre as quais aquelas com Síndrome de Down, nem sempre são incluídas em classes convencionais. Os motivos são vários, desde a falta de infraestrutura física das escolas até a falta de preparo dos coordenadores pedagógicos e professores no se refere planejamento do aprendizado dessas crianças. O objetivo principal deste trabalho foi discutir a utilização, na prática, dos métodos já descritos na literatura para a inclusão de crianças com Síndrome de Down no sistema educacional vigente. Foi feita uma revisão da legislação pertinente e foi descrito o quadro clínico da Síndrome de Down. Na Introdução foi discutido o contraste entre a literatura teórica disponível e sua colocação em prática, além da legislação referente à inclusão de crianças com Síndrome de Down em classes regulares. No primeiro capítulo foi detalhada a legislação pertinente à inclusão escolar de criança com dificuldades de aprendizagem e um breve histórico da educação inclusiva. No capítulo dois foi descrito quadro clínico e psicológico das crianças com Síndrome de Down. No capítulo três foi feita uma reflexão sobre a integração entre a família, a escola e a sociedade para um melhor desenvolvimento dessas crianças. No capítulo quatro foram discutidos métodos de aprendizado utilizando programas de computador para auxiliar no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. No capítulo cinco foi descrita a minha experiência com crianças com Síndrome de Down em fase inicial de aprendizado.
Abstract: The Brazilian Constitution guarantees that all citizens have equal rights regarding education. However, children with special needs, like those with Down syndrome, are not always included in regular classes. There are several reasons for this, since lack of school physical structure until incomplete preparation of teachers. The main objective of this work was to discuss the practical use of methods described in the literature for the inclusion of children with Down syndrome in the educational system. A review of relevant legislation was done and the clinical signs of Down Syndrome was described. In the Introduction it was discussed the contrast between the theoretical available literature and the practice, in addition to the legislation concerning the inclusion of children with Down Syndrome in regular classes. In first chapter it was documented the comprehensive legislation related to school inclusion of children with difficulties in learning and a brief history of inclusive education. Chapter two described the clinical and psychological characteristics of children with Down syndrome. In chapter three, it was made a reflection on the family, school and society integration for a better development of these children. Chapter four included methods using softwares to help the development of children with learning difficulties. In chapter five, it was described my experience with children with Down syndrome in the early stages of learning. In the final remarks, it was emphasized the importance of evolution in education, in medical care and in social remarks in order to improve the quality and quantity of life, with a more complete development of children with Down syndrome
Palavras-chave: Síndrome de Down
Educação e inclusão
Down Syndrome
Education and inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Zendrini, Nathalia Ianni. O acolhimento e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down na família, na escola e na sociedade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28753
Data do documento: 24-Nov-2011
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