REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
Autor(es): Santos, Jaqueline Silva
Primeiro Orientador: Maciel Junior, Plínio de A
Resumo: Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhos
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Queixa escolar
Orientação grupal de pais
Análise do comportamento
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769
Data do documento: 1-Set-2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline Silva Santos - TCC.pdf235,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.