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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28948
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autismo e comportamento autolesivo: uma revisão de pesquisa empírica publicada no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) |
Autor(es): | Petrilli, Tassiana Barros |
Primeiro Orientador: | Rubano, Denize Rosana |
Resumo: | O Transtorno Autista acomete de 2 a 5 em 10 000 indivíduos, um contingente relativamente significativo em nossa sociedade. Os indivíduos que recebem esse diagnóstico apresentam, dentre as classes de comportamentos que tendem a caracterizar seu repertório, o comportamento autolesivo. Esse comportamento merece uma atenção especial, pois a falta de cuidado ou de tratamento pode acarretar em severas consequências para o indivíduo, chegando até ao óbito, além de comprometer a aquisição de novas aprendizagens e a interação social. Daí a relevância do objetivo deste estudo que pretendeu fazer uma revisão bibliográfica do que se vem estudando sobre autismo e comportamento autolesivo, buscando-se identificar os procedimentos e técnicas utilizados na intervenção sobre esse tipo de comportamento e os resultados encontrados, com o objetivo de sistematizar e discutir as alternativas que se colocam para lidar com o problema, sistematização esta importante para a atuação com este tipo de população em intervenções nos âmbitos clínico e educacional. Para isso foi escolhido o periódico Journal of Applied Behavior Analysis (JABA), no qual foi feita uma busca relativa ao período de 1968 a 2008 e selecionados 14 artigos. Estes foram lidos na íntegra e seu conteúdo organizado segundo categorias que possibilitaram a sistematização de informações sobre tipo de pesquisa, características dos participantes, dos procedimentos utilizados, das classes de resposta objeto de investigação/intervenção, assim como dos resultados obtidos. Os resultados permitiram delinear as características do sujeito em questão, as topografias do comportamento autolesivo mais frequentes, além dos procedimentos e tratamentos utilizados e seus resultados. Estes evidenciam a importância de treinar novas respostas concorrentes ao comportamento autolesivo, pois há uma correlação muito alta entre aumento de resposta adequada e queda da inadequada. Em outras palavras, é mais eficaz ensinar um comportamento adequado, do que apenas tentar eliminar o inadequado. Os efeitos da instalação de um repertório são mais duradouros e mais fáceis de serem generalizados |
Palavras-chave: | Autismo Comportamento autolesivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Petrilli, Tassiana Barros. Autismo e comportamento autolesivo: uma revisão de pesquisa empírica publicada no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28948 |
Data do documento: | 17-Nov-2009 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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