REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29070
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do educador não docente na construção de uma escola democrática
Autor(es): Catinella, Suzana Dorlhac
Primeiro Orientador: Marino, Marília
Resumo: Este trabalho apresenta uma visão diferenciada sobre algumas condições institucionais fundamentais para a organização do trabalho pedagógico na escola, integrando toda a comunidade escolar. Seu objetivo central é explicitar a importância dos educadores não docentes na construção de uma escola democrática onde haja um Projeto Político Pedagógico construído de forma coletiva. Partindo de estudos que evidenciaram as concepções de homem, mundo, sociedade, educação e gestão, que dão sustentação teórica a este trabalho, investiga-se a importância do educador não docente e seu significado dentro do contexto da comunidade educativa. Além de uma pesquisa bibliográfica sobre este tema, foi realizado um estudo de campo exploratório por meio de entrevistas realizadas com gestores e funcionários de escolas públicas e particulares. Podê-se identificar na realidade, a importância atribuída a esses profissionais e, assim construir uma Proposta de Ação voltada para o aprimoramento do educador não docente, dando-lhes a oportunidade de participar do Projeto Educacional e tornando-os autores responsáveis pelo resultado do seu trabalho que repercute em todo o contexto da organização educativa. Com o intuito de criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico, foi criada uma Assessoria Educacional cuja a proposta envolve: uma sistemática de reuniões periódicas, a abertura de um espaço para discussões e trocas de experiências, possibilitadoras do trabalho coletivo, do desenvolvimento da autonomia do grupo e da continuidade das ações de democratização do processo de tomada de decisões
Abstract: This paper presents a different perspective on some fundamental institutional conditions for the organization of educational work in schools, involving the whole school community. Its main objective is to highlight the importance of teachers not teaching in building a democratic school where there is a political-pedagogical project built collectively. Based on studies that highlight the concepts of man, world, society, education and management, which provide theoretical support for this work, we investigate the importance of educators and non-teaching your meaning within the context of the educational community. In addition to a literature on this issue, we conducted a field study through exploratory interviews with managers and employees of public and private schools. You can actually identify the importance attributed to these professionals, and thus build a proposal for action aimed at the improvement of the educator staff, giving them the opportunity to participate in the Educational Project and making the originators of the result of their work that affects the whole context of the educational organization. In order to create conditions to generate another form of organization of educational work, was created an Advisory Educational whose proposal involves: a system of regular meetings, open a space for discussion and exchange of experiences made possible the collective work of empowerment of the group and the continuity of the actions of democratization of decisionmaking
Palavras-chave: Educador não docente
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Non-teaching educator
Democratic management
Pedagogical Political Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Catinella, Suzana Dorlhac. A importância do educador não docente na construção de uma escola democrática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29070
Data do documento: 21-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUZANA DORLHAC CATINELLA - TCC.pdf753,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.