REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Envelhecimento e fenômenos depressivos: uma relação possível?
Autor(es): Tufolo, Larissa de Marchi Gherini
Primeiro Orientador: Pacheco Filho, Raul Albino
Resumo: O processo de envelhecimento acarreta mudanças e perdas na vida do sujeito e nem todos conseguem vivenciá-las com naturalidade. Para alguns, elas podem se configurar como algo negativo e representam limitações. Temos visto com freqüência, o tema da depressão ser relacionado ao da velhice, como se o primeiro pudesse resultar do segundo. Esses fatores levaram à realização do presente estudo, que visa compreender até que ponto está relação se faz possível. Este é um trabalho teórico que se utiliza de levantamentos e de revisões da literatura que apresentam elementos fundamentais para a discussão do problema. A psicanálise tem se mostrado calada frente às discussões que envolvem a questão do envelhecimento. Mas neste trabalho pudemos perceber que nem por isso, deixa de contribuir para a construção de um olhar sobre o tema. Foi inclusive a partir de seus fundamentos, que se concretizou a realização da articulação entre os fenômenos abordados. Traçar a relação que se pretende aqui exige que a velhice seja pensada dentro de um contexto histórico, social e político porque sua categorização é resultado da dificuldade da sociedade em se deparar com a fragilidade e limitação humana. Os princípios psicanalíticos, por outro lado, destacam que pensar a velhice única e exclusivamente a partir de aspectos sociais e materiais, não nos diz nada a respeito do sujeito. Para entendê-lo como um ser único e completo, deve-se considerar sua história, sua subjetividade e sua singularidade. Portanto, é neste sentido que a relação entre envelhecimento e fenômenos depressivos é aqui pensada. Este estudo contribuiu para a concretização da articulação entre fenômenos que ampliam as possíveis discussões atuais e, mais uma vez, confirmou o amplo alcance da teoria psicanalítica
Palavras-chave: Fenômenos depressivos
Luto
Processo de envelhecimento
Psicanálise
Velhice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Tufolo, Larissa de Marchi Gherini. Envelhecimento e fenômenos depressivos: uma relação possível?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29078
Data do documento: 1-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa De Marchi Gherini Tufolo - TCC.pdf388,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.