REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29080
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entendendo a solidão: uma discussão psicanalítica por meio de escritos autobiográficos
Autor(es): Zeraib, Luciana Pretti
Primeiro Orientador: Vieira, Maria Cláudia T
Resumo: Este trabalho se prestou a analisar escritos autobiográficos a fim de explorar e particularizar o fenômeno da solidão por meio da aproximação da vivência de dois sujeitos: Amyr Klink e Fernando Pessoa. Buscou-se responder a questão: quais elementos da organização do psiquismo operam quando da presença/ausência do sentimento de solidão? Em outras palavras, o que está em questão para que um sujeito se sinta sozinho e outro não e quais as formas engendradas para lidar com este fenômeno? O estudo utiliza como referencial teórico a psicanálise, principalmente conceitos de introjeção do objeto, posições depressiva e esquizo-paranóide de Melaine Klein; desamparo e melancolia de S. Freud e o conceito de capacidade para estar só de Donald Winnicott. A análise do trabalho se deu sobre a leitura de obras de Amyr Klink e Fernando Pessoa à luz dos conceitos psicanalíticos sobre a solidão. O objetivo foi traçar um paralelo entre a vivência destes sujeitos e este fenômeno. Foram selecionados trechos do livro Paratii - Entre dois Pólos (1992) do navegador Amyr Klink e cartas e escritos autobiográficos de Fernando Pessoa. No primeiro caso encontramos uma situação de extremo isolamento e no segundo o relato sobre experiências de desamparo. A conclusão do trabalho é a de que pudemos, através das análises dos relatos destes dois sujeitos, compreender mais de perto a vivência da solidão. A leitura dessas obras, a partir do referencial teórico psicanalítico, permitiu entender desde a função da escrita na elaboração do sentimento de solidão até desvendar as formas que os sujeitos criam para lidar com este fenômeno, o qual é inerente à condição humana
Palavras-chave: Solidão
Psicanálise
Escritos autobiográficos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Zeraib, Luciana Pretti. Entendendo a solidão: uma discussão psicanalítica por meio de escritos autobiográficos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29080
Data do documento: 1-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Pretti Zeraib - TCC.pdf232,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.