REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29088
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Habitando fronteiras: diálogos entre arte e loucura na contemporaneidade
Autor(es): Rojas, Paula Grumberg
Primeiro Orientador: Barição, Hemir
Resumo: O presente estudo se propõe a refletir sobre as articulações entre arte e loucura na contemporaneidade utilizando o método cartográfico. Para tanto, o trabalho foi estruturado em quatro capítulos. No primeiro, Áridos Territórios, procuramos problematizar as subjetividades contemporâneas sob a ótica do conceito de biopoder trazido por Michel Foucault, e posteriormente repensado por outros autores. No segundo, Viagens Trêmulas, discutimos os conceitos de loucura e desrazão com base na obra de Peter Pál Pelbart, o que nos leva a uma nova compreensão do que seria a loucura e permite pensar alguns diálogos entre arte e loucura. No terceiro, Deambulações pela História, fazemos um histórico desta relação no Brasil, tomando como referência o estudo de Elisabeth Araújo Lima, que explicita as mudanças que permitiram as relações contemporâneas entre os dois temas, e incluíram o campo da clínica. Por fim, no último capítulo, A Catástrofe e o Sublime, serão apresentadas aproximações entre os terrenos da arte, da loucura e da clínica, pensadas sob o ângulo dos autores já referidos e incluindo considerações de Suely Rolnik. Percebemos que a arte é um dispositivo potente na construção de novos espaços de existência para os indivíduos considerados loucos
Palavras-chave: Biopoder
Loucura
Desrazão
Arte
Estética
Clínica
Contemporaneidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Rojas, Paula Grumberg. Habitando fronteiras: diálogos entre arte e loucura na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29088
Data do documento: 1-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA GRIMBERG ROJAS - TCC.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.