REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCatib, Renata Ferri
dc.contributor.advisor1Wajman, Sergio
dc.date.accessioned2022-10-18T17:43:10Z-
dc.date.available2022-10-18T17:43:10Z-
dc.date.issued2009-12-01
dc.identifier.citationCatib, Renata Ferri. A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação entre as habilidades sociais e o comportamento agressivo de crianças pré-escolares, para verificar se uma possível deficiência nestas habilidades poderia estar relacionada ao comportamento agressivo observado nas crianças. Uma revisão da literatura foi realizada, com o intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento agressivo e definir o que seria considerado comportamento agressivo para a pesquisa, verificar a abrangência e importância do fenômeno da agressividade nas escolas e investigar o que são as habilidades sociais e como poderiam estar relacionadas aos comportamentos agressivos. Para realizar a análise, foram retirados cinco exemplos de ocorrências agressivas relatadas no trabalho de Silva (2006). Um resumo do método de Silva (2006) foi apresentado, de forma a explicitar como os dados analisados na pesquisa foram obtidos. Por meio da análise foi possível verificar que as habilidades sociais estão diretamente ligadas aos comportamentos interpessoais apropriados, assim como a ausência dessas está relacionada aos comportamentos agressivos. Algumas classes de habilidades sociais mostraram-se em maior deficiência do que outras nos exemplos observados. Tais classes foram: assertividade e resolução de problemas interpessoais. O ensino de tais habilidades mostrouse ser essencial na educação infantil, o que pode não estar ocorrendo, sugerindo a importância de novas pesquisas voltadas e esse temapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA FERRI CATIB - TCC.pdf197,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.