Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Catib, Renata Ferri | |
dc.contributor.advisor1 | Wajman, Sergio | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T17:43:10Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T17:43:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-01 | |
dc.identifier.citation | Catib, Renata Ferri. A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação entre as habilidades sociais e o comportamento agressivo de crianças pré-escolares, para verificar se uma possível deficiência nestas habilidades poderia estar relacionada ao comportamento agressivo observado nas crianças. Uma revisão da literatura foi realizada, com o intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento agressivo e definir o que seria considerado comportamento agressivo para a pesquisa, verificar a abrangência e importância do fenômeno da agressividade nas escolas e investigar o que são as habilidades sociais e como poderiam estar relacionadas aos comportamentos agressivos. Para realizar a análise, foram retirados cinco exemplos de ocorrências agressivas relatadas no trabalho de Silva (2006). Um resumo do método de Silva (2006) foi apresentado, de forma a explicitar como os dados analisados na pesquisa foram obtidos. Por meio da análise foi possível verificar que as habilidades sociais estão diretamente ligadas aos comportamentos interpessoais apropriados, assim como a ausência dessas está relacionada aos comportamentos agressivos. Algumas classes de habilidades sociais mostraram-se em maior deficiência do que outras nos exemplos observados. Tais classes foram: assertividade e resolução de problemas interpessoais. O ensino de tais habilidades mostrouse ser essencial na educação infantil, o que pode não estar ocorrendo, sugerindo a importância de novas pesquisas voltadas e esse tema | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agressividade | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENATA FERRI CATIB - TCC.pdf | 197,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.