REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29090
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comprometimento cognitivo leve e reabilitação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Sanz, Sharon Dymetman
Primeiro Orientador: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Resumo: O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que tem consequências diretas na qualidade de vida e na saúde pública. A incidência de demências vem crescendo, em especial da doença de Alzheimer. Na última década, pesquisadores tem se preocupado em desenvolver o conceito de Comprometimento Cognitivo Leve como uma zona transicional entre o envelhecimento saudável e a demência leve, a fim de possibilitar intervenções precoces que possam minimizar a incidência das demências, ou proporcionar mais qualidade de vida para essas pessoas. Visto isso, o psicólogo também tem um importante papel junto a essa população, e uma possível intervenção deste é a Reabilitação Neuropsicológica, a qual envolve aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais. O presente trabalho teve como objetivo investigar quais os benefícios alcançados pela Reabilitação Neuropsicológica voltada aos idosos com Comprometimento Cognitivo Leve. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de 15 estudos entre 2002 e maio de 2009. Conclui-se que este tipo de intervenção, embora ainda incipiente, já aponta benefícios funcionais e cognitivos significativos, sendo descrita melhora dos relacionamentos interpessoais, humor, memória episódica, memória operacional, praxia construtiva, aprendizado psicomotor, raciocínio e velocidade de processamento, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida destes indivíduos e apontando a necessidade de mais pesquisas nesta direção
Palavras-chave: Reabilitação neuropsicológica
Comprometimento cognitivo leve
Memória
Doença de Alzheimer
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Sanz, Sharon Dymetman. Comprometimento cognitivo leve e reabilitação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29090
Data do documento: 1-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHARON DYMETMAN SANZ - TCC.pdf622,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.