REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Taiz Carol Paulini
dc.contributor.advisor1Wahba, Liliana Liviano
dc.date.accessioned2022-10-18T17:43:10Z-
dc.date.available2022-10-18T17:43:10Z-
dc.date.issued2009-12-01
dc.identifier.citationPaiva, Taiz Carol Paulini. A menina da lanterna: um estudo de uma festa na escola Waldorf sob uma perspectiva junguiana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29091-
dc.description.resumoUnindo o interesse na área da educação e com base na noção de indivíduo como ser constituído de corpo, sentidos, intelecto, espírito, foi realizada uma aproximação da Pedagogia Waldorf, idealizada por Rudolf Steiner a partir da Antroposofia – ciência espiritual – e a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, levando em consideração o conceito de desenvolvimento da personalidade e de individuação, desenvolvidos pelo próprio autor e pós-junguianos. Para tal, a pesquisa tem seu foco nas Festas de Inverno (Festa Junina e Festa da Lanterna) – eventos anuais de grande relevância no currículo Waldorf – e suas repercussões no desenvolvimento do imaginário e do simbólico da criança que participa de tais eventos. Assim, a partir de um desenho temático seguido de um breve questionário e do discurso de 8 alunos, entre 7 e 11 anos, cursando a Escola Manacá, objetivou-se investigar as impressões e significados atribuídos a esta vivência pelas crianças. A partir dos resultados obtidos foram estabelecidas cinco categorias para a análise dos desenhos: 1) impressões gerais, 2) elementos da natureza, 3) figuras humanas, 4) objetos que emitem luz e 5) elementos gráficos. O uso de cores vibrantes e o preenchimento exuberante são características que chamam a atenção nos desenhos. Pôde-se inferir que as crianças atribuem à Festa da lanterna e rituais a ela relacionados importância e vínculo afetivo, favoráveis à formação da personalidade e início do processo de individuação da criança que as vivenciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da personalidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA menina da lanterna: um estudo de uma festa na escola Waldorf sob uma perspectiva junguianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIZ CAROL PAULINI PAIVA - TCC.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.