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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Paiva, Taiz Carol Paulini | |
dc.contributor.advisor1 | Wahba, Liliana Liviano | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T17:43:10Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T17:43:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-01 | |
dc.identifier.citation | Paiva, Taiz Carol Paulini. A menina da lanterna: um estudo de uma festa na escola Waldorf sob uma perspectiva junguiana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29091 | - |
dc.description.resumo | Unindo o interesse na área da educação e com base na noção de indivíduo como ser constituído de corpo, sentidos, intelecto, espírito, foi realizada uma aproximação da Pedagogia Waldorf, idealizada por Rudolf Steiner a partir da Antroposofia – ciência espiritual – e a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, levando em consideração o conceito de desenvolvimento da personalidade e de individuação, desenvolvidos pelo próprio autor e pós-junguianos. Para tal, a pesquisa tem seu foco nas Festas de Inverno (Festa Junina e Festa da Lanterna) – eventos anuais de grande relevância no currículo Waldorf – e suas repercussões no desenvolvimento do imaginário e do simbólico da criança que participa de tais eventos. Assim, a partir de um desenho temático seguido de um breve questionário e do discurso de 8 alunos, entre 7 e 11 anos, cursando a Escola Manacá, objetivou-se investigar as impressões e significados atribuídos a esta vivência pelas crianças. A partir dos resultados obtidos foram estabelecidas cinco categorias para a análise dos desenhos: 1) impressões gerais, 2) elementos da natureza, 3) figuras humanas, 4) objetos que emitem luz e 5) elementos gráficos. O uso de cores vibrantes e o preenchimento exuberante são características que chamam a atenção nos desenhos. Pôde-se inferir que as crianças atribuem à Festa da lanterna e rituais a ela relacionados importância e vínculo afetivo, favoráveis à formação da personalidade e início do processo de individuação da criança que as vivencia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da personalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A menina da lanterna: um estudo de uma festa na escola Waldorf sob uma perspectiva junguiana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TAIZ CAROL PAULINI PAIVA - TCC.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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