REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorMehero, Luciana Atallah
dc.contributor.advisor1Parisi, Silvana
dc.date.accessioned2022-10-23T22:59:32Z-
dc.date.available2022-10-23T22:59:32Z-
dc.date.issued2015-07-01
dc.identifier.citationMehero, Luciana Atallah. A dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade na obra das Mil e Uma Noites. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29228-
dc.description.resumoA obra das Mil e Uma Noites representa um conjunto de contos populares, histórias e fábulas acumuladas do século IX ao XVIII. A obra foi elaborada por centenas de indivíduos, traduzida em dezenas de idiomas, sendo conhecida mundialmente. Os contos ressoam por séculos devido à sua temática universal, sendo uma expressão dos processos psíquicos do inconsciente coletivo. Este trabalho analisou, por meio do processamento simbólico, a dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade e a representação de sua imagem arquetípica na atualidade. O contexto inicial da obra é completamente masculino indicando a unilateralização da consciência coletiva. Ao longo da história o feminino aparece sendo associado à imprevisibilidade, perversidade e deslealdade. Assustado com o poder do feminino e com a impossibilidade de contê-lo, o rei Shariar decide eliminá-lo se casando todas as noites com uma mulher e matando-a ao amanhecer. A partir do momento em que Shariar é dominado pela indiscriminação e inconsciência ele pode ser visto como a manifestação do animus negativo de Sherazade. Sherazade heroicamente e sedutoramente, demonstrando uma mistura de Atena com Afrodite, reestabelece o funcionamento sadio do reino. A obra das Mil e Uma Noites trata de uma história de redenção mútua em que a partir do relacionamento com Sherazade o rei é transformado e ela se transforma. Deste modo, o contexto inicial da história, completamente masculino, é compensado. No final Duniazade, irmã de Sherazade, se casa com Shazanan, irmão de Shariar, formando um quatêrnio e simbolizando a completude: os quatro passam a viver inseparáveispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSherazadept_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectAnima e animuspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade na obra das Mil e Uma Noitespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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