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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mehero, Luciana Atallah | |
dc.contributor.advisor1 | Parisi, Silvana | |
dc.date.accessioned | 2022-10-23T22:59:32Z | - |
dc.date.available | 2022-10-23T22:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-01 | |
dc.identifier.citation | Mehero, Luciana Atallah. A dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade na obra das Mil e Uma Noites. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29228 | - |
dc.description.resumo | A obra das Mil e Uma Noites representa um conjunto de contos populares, histórias e fábulas acumuladas do século IX ao XVIII. A obra foi elaborada por centenas de indivíduos, traduzida em dezenas de idiomas, sendo conhecida mundialmente. Os contos ressoam por séculos devido à sua temática universal, sendo uma expressão dos processos psíquicos do inconsciente coletivo. Este trabalho analisou, por meio do processamento simbólico, a dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade e a representação de sua imagem arquetípica na atualidade. O contexto inicial da obra é completamente masculino indicando a unilateralização da consciência coletiva. Ao longo da história o feminino aparece sendo associado à imprevisibilidade, perversidade e deslealdade. Assustado com o poder do feminino e com a impossibilidade de contê-lo, o rei Shariar decide eliminá-lo se casando todas as noites com uma mulher e matando-a ao amanhecer. A partir do momento em que Shariar é dominado pela indiscriminação e inconsciência ele pode ser visto como a manifestação do animus negativo de Sherazade. Sherazade heroicamente e sedutoramente, demonstrando uma mistura de Atena com Afrodite, reestabelece o funcionamento sadio do reino. A obra das Mil e Uma Noites trata de uma história de redenção mútua em que a partir do relacionamento com Sherazade o rei é transformado e ela se transforma. Deste modo, o contexto inicial da história, completamente masculino, é compensado. No final Duniazade, irmã de Sherazade, se casa com Shazanan, irmão de Shariar, formando um quatêrnio e simbolizando a completude: os quatro passam a viver inseparáveis | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sherazade | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.subject | Anima e animus | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A dinâmica da relação feminino-masculino na trajetória de Sherazade na obra das Mil e Uma Noites | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Luciana Atallah Mehero.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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