REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29446
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A representação da exclusão em Lasar Segall: uma análise sobre o expressionismo em “Interior de pobres II”
Autor(es): Silva, Kauê Vinicius de Araujo
Primeiro Orientador: Duarte, Josias Abdalla
Resumo: Durante as primeiras décadas do século XX, nas artes visuais, viram-se emergir importantes obras e novas propostas estéticas e teóricas. Nesta perspectiva, o expressionismo trouxe grandes questões em torno da representatividade subjetiva e objetiva do artista e da sociedade. Expressar o que vê e o que sente as transformações pictóricas em desenhos, gravuras e telas busca a ruptura com a estética clássica e burguesa, questionando o status quo e a si mesmo. O período favorece a tais posturas artísticas, pois é nos primeiros decênios do século XX, que têm-se grandes transformações no cenário político, econômico, cultural e social, com a corrida neocolonialista, oriunda do século XIX, o colapso da Primeira Guerra Mundial, que consumiria carne, sangue e suor de famílias e famílias durante quatro longos anos, o frenesi da Belle Époque que modelaria formas de ser, das modas e dos modos, a crise do liberalismo em 1929 e o surgimento de políticas centralizadas, autoritárias e totalitárias nos quatro cantos do mundo. As obras expressionistas de Lasar Segall correspondem a este período histórico, pósPrimeira Guerra, e trás em si grandes transformações nas características pictóricas do artista. Lasar Segall era um artista marginalizado estruturalmente pela sua origem conflituosa, pois era de origem judia, nascido na Lituânia, num período em que o território era posse do império czarista. Suas obras remontam seu conflito interno, inicialmente realista e impressionista, passa para o pré-expressionismo, expressionismo e, por fim, o modernismo brasileiro. Em sua fase expressionista, retrata sua infância, suas tensões e frustrações subjetivas e representa o sofrimento humano em suas telas e gravuras. O presente trabalho busca analisar imagens, em especial as artes visuais, dentro da construção imagética de uma época. Para isto, selecionou-se uma obra em especial de Lasar Segall, “Interior de Pobres II”, de 1921/22, para interpretação de um imaginário presente nas artes visuais do período. A representação das classes marginalizadas, dentro da sociedade capitalista contemporânea, onde a visualidade da desigualdade se faz presente na esfera artística de maneira plural como as obras de Lasar Segall
Abstract: During the first decades of the twentieth century, the visual arts, found themselves important works and new aesthetic and theoretical proposals. In this perspective the expressionism brought major issues surrounding the subjective and objective representation of the artist and society. Express what they see and feel that the pictorial transformations in drawings, prints and paintings search the break with classical and bourgeois aesthetics, questioning the status quo and himself. The period favors such artistic postures, because, is the first decades of the twentieth century that have become major transformations in the political, economic, cultural and social scene with the neocolonial race, coming from the nineteenth century, the collapse of the First World War, which consume meat blood and sweat of families and families for four long years, the frenzy of the Belle Époque that would model ways of being, fashions and modes, the crisis of liberalism in 1929 and the emergence of centralized, authoritarian and totalitarian policies in the four corners of the world . The expressionist works by Lasar Segall match this historical period, post-War, and behind itself great transformations in pictorial characteristics of the artist. Lasar Segall was a photographer structurally marginalized for his confrontational origin, because he was a Jew born in Lithuania, in a period when the territory was held by the artists empire. His works your back, initially realistic and impressionistic, internal conflict passes to the pre-expressionism, expressionism and, finally, Brazilian modernism. In his expressionist phase, portrays his childhood, his tensions and subjective frustrations and represents human suffering in his paintings and prints. This study aims to analyze images, especially visual arts, within the construction of an era imagery. For this, we selected a work especially Lasar Segall, "Interior de Pobres II", 1921/22, the interpretation of an imaginary present in the visual arts of the period. The representation of marginalized groups within the contemporary capitalist society, where the visuality of inequality is present in the artistic sphere so plural as works by Lasar Segall
Palavras-chave: Lasar Segall
Expressionismo
Modernidade
Imaginário
Minorias
Lasar segall
Expressionism
Modernity
Imaginary
Minorities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em História, Sociedade e Cultura
Citação: Silva, Kauê Vinicius de Araujo. A representação da exclusão em Lasar Segall: uma análise sobre o expressionismo em “Interior de pobres II”. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29446
Data do documento: 28-Jan-2014
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAUÊ VINICIUS DE ARAUJO SILVA.pdf852,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.