REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29639
Tipo: Tese
Título: Os arranjos educacionais ofertados às crianças na Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo: transição, continuidade e descontinuidade
Autor(es): Batista, Izolda Maria
Primeiro Orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: O objetivo central deste estudo é compreender os processos realizados na primeira etapa da educação básica, quando as Crianças saem dos Centros de Educação Infantil (CEI) e vão para Escolas de Educação Infantil (EMEI), da rede de educação municipal de São Paulo: como a transição das Crianças de um período para outro dentro da mesma etapa da Educação Infantil é tratada pelas escolas. E ainda, como as escolas organizam e tratam esses temas no território. Buscou-se analisar questões específicas a partir das formas de implementação das políticas educacionais por meio do currículo. A base teórica destaca os autores: Leontiev e Luria (1977) Vigotsky (2007), Falk (2011; 2016), Moss (2011), Rinaldi (2018) Marin (2013; 2014) Stacioli (2013) e Lima (2011). A pesquisa foi realizada com a participação de profissionais de 17 Unidades (CEIs e EMEIs), que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas, entrevistas com nove professoras(or), cinco Supervisores(or) de ensino e nove Mães de Crianças. Os documentos foram transcritos e compõem o texto. Os dados empíricos apresentam preocupações das Mães sobre mudanças que ocorrem nas etapas escolares das Crianças, principalmente pelo modo tão diferente com que cada unidade educacional organiza o seu trabalho, e o modo como a rede é organizada, a precarização da educação em vários aspectos, como a formação dos professores, da gestão e as condições das turmas, número de Crianças etc. Destacam a importância da participação nas instâncias de decisões. As profissionais de educação destacam os problemas na forma de elaboração e implementação das políticas educacionais, desconhecimento das políticas, do que acontece nas escolas, revelando falta de diálogo e a legislação em dissonância com a realidade
Abstract: The main goal of this study is to understand the processes that are carried out on the first phase of basic education, when the Children leave the Centros de Educação Infantil (CEI) and move on to the Escolas de Educação Infantil (EMEI), in São Paulo’s municipal educational system: how the Children’s transition from one term to another within the same educational stage is treated by the schools. Also, it aims to research how the schools organize and approaches these themes in its territory. Specific issues were analyzed through ways of implementing educational policies via curriculum. The theoretical basis includes authors such as: Leontiev and Luria (1977) Vigotsky (2007), Falk (2011), Moss (2011), Rinaldi (2018) Marin (2013; 2014) Stacioli (2013) and Lima (2011). The research was carried out with professionals from 17 schools (CEIs and EMEIs), who answered a questionnaire. There was also an interview with nine teachers, five educational supervisors and nine students’ Mothers. The documents were then transcribed. The empirical data reveal the Mothers’ concerns regarding the changes that happen in the Children’s different educational stages, especially with such different ways that each school organizes its work, how the system is organized, the degeneration in many aspects of education (such as teacher education, group management, number of Children, etc.). The Mothers give emphasis to the importance of being part of important decisions. The educational workers point out the problems in the way that educational policies are prepared and implemented, lack of knowledge about the policies, about what happens in the schools, revealing a lack of dialogue and a legislation that does not match with reality
Palavras-chave: Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Transições
Currículo
Early childhood education
Pedagogical practices
Transitions
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Batista, Izolda Maria. Os arranjos educacionais ofertados às crianças na Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo: transição, continuidade e descontinuidade. 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29639
Data do documento: 19-Set-2022
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