Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29679
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Waltercio Caldas: a coisa antes do nome |
Autor(es): | Faria, Jefferson Campos de |
Primeiro Orientador: | Costa, Mônica Rodrigues da |
Resumo: | Waltercio Caldas: A coisa antes do nome é o título deste trabalho, que propõe pesquisar questões ligadas à materialidade, à gestação da obra, sua potencialidade, entre outros aspectos, levantados pelo artista carioca em seu depoimento no documentário A obra de arte, em que toma como referência a obra de arte Sem título (2006). Questões como o sistema de significação, o deslocamento de sentidos, os procedimentos construtivos como, por exemplo, a lacuna entre o projeto e o objeto e a nomeação do objeto foram analisadas através das teorias semióticas de Charles Sanders Peirce na interpretação de Maria Lucia Santaella e Umberto Eco. Esta monografia apresenta a transcrição das falas de Waltercio Caldas que aparecem vídeo e a importância do depoimento do artista, a partir da conceituação de Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG, 2006) para maior compreensão da obra de Waltercio Caldas. Foi realizado ainda um recorte que se relaciona a obra Sem título (2006) e de seus contemporâneos como Lygia Clark e Hélio Oiticica. Os artistas aqui em pauta situam-se no contexto da arte conceitual, conforme Paul Wood e Cristina Freire, que busca relacionar os problemas de representação e aspectos constitutivos do signo, do objeto e do interpretante às questões conceituais que se colocam nessa obra analisada. |
Abstract: | Waltercio Caldas: The thing before the name is the title of this work that that proposes researching questions about materiality, the gestation of the artwork, its potential among other things raised by the carioca artist in his testimony in the documentary The work of art, which takes as a reference the artwork Untitled (2006). Issues such as the system of signification, de displacement of sense, constructions procedures, for example, the gap between design and object and the name given to the object were analyzed by theories of Charles Sanders Peirce in the interpretation of Maria Lucia Santaella and Umberto Eco. This monograph presents the transcript of Waltercio Caldas’s speech from the video and the importance of the artist’s testimony according Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG 2006), for a better understanding of Waltercio Caldas’s artwork. It was also performed a clipping that relates the artwork Untitled (2006) and his contemporaries such as Lygia Clark and Hélio Oiticica. The artists in question here are in the context of conceptual art in accordance with Paul Wood and Cristina Freire, who seeks to relate the problems of representation and constituent aspects concerning the sign, object and interpretant of the conceptual issues that arise in this work. |
Palavras-chave: | Materialidade Signo Objeto Interpretante Arte conceitual Materiality Sign Object Interpretant Conceptual art |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Arte: Crítica e Curadoria |
Citação: | Faria, Jefferson Campos de. Waltercio Caldas: a coisa antes do nome. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29679 |
Data do documento: | 1-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jefferson Campos de Faria.pdf | 873,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.