REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Maria Teresa Rolim-
dc.contributor.advisor1Fagali, Eloisa Quadros-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:27:11Z-
dc.date.available2022-11-11T21:27:11Z-
dc.date.issued2012-06-28-
dc.identifier.citationRosa, Maria Teresa Rolim. Narração de histórias e sua contribuição ao trabalho psicopedagógico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29689-
dc.description.resumoDesde os longínquos tempos da infância ouço e leio histórias. Adorava quando meu pai sentava na escada do jardim para contar histórias para nós os filhos (seis), primos e amigos. Constituíamos uma pequena e animada platéia. Meu sonho era aprender a ler para ler todas aquelas histórias e tantas outras. De fato li muito, dedicava um tempo para isso todos os dias. Nem pensava que décadas mais tarde iria exercer o ofício de contar histórias, descobrindo um pouco tarde talvez, a minha verdadeira vocação. Seguramente meu tempo como Professor Orientador de Sala de Leitura na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, foi a melhor e mais feliz época da minha existência; os contos, lendas, crônicas, poesias, romances, épicos e tudo que li, contei, compartilhei e troquei com os estudantes que atendi, trouxeram-me uma nova dimensão para as histórias. Histórias aguçam a imaginação, emocionam, encorajam. Dão esperança de superar o que parece sem solução. Mostram sutilmente como é a realidade. Vi nos alunos aquilo que vivenciei quando ouvia as histórias na escada. É nesta experiência em sala de leitura, através de seis histórias de grande aceitação entre os alunos, que será analisada a contribuição da narração de histórias no trabalho psicopedagógico. Sendo assim as palavras chave que vão nortear o presente estudo são auto conhecimento, identidade, criatividade e psicopedagogia, pois busca respostas para as seguintes questões: - Ouvir histórias pode ajudar na aprendizagem? Como? - Ouvir histórias pode ajudar o indivíduo a resolver seus conflitos internos? - Ajudaria a pessoa a desenvolver auto conhecimento? - Contribuiria para a criatividade?pt_BR
dc.description.abstractSince the remote years of my childhood I have been reading and listening to stories. I used to love when my father sat in the garden staircase to tell us- his children (six), our cousins and friends - some stories. Altogether, we constituted a small and lively audience. My dream was to learn how to read so as to be able to read those stories as well as several others. Actually, I could read a lot of them. I would dedicate some moments to reading everyday. At that time, I could hardly imagine that a few decades later, I would be a story teller, discovering, maybe a bit late, my real talents. For sure, the time I worked as a tutor in the so-called Reading Room in the Public School System of the City of São Paulo was the best and happiest moments in my life: the tales, legends, chronicles, poems, romances, epics and all the other stories I had read, I told to, shared and exchanged with all my students, who brought a new dimension to them. Stories stimulate our imagination, emotions and are encouraging. They bring us hope of overcoming what seems to be the most difficult problems to solve. They subtly show us what reality is like. I could see that my students were feeling exactly the same as I had experienced when listening to my father‟s stories in the garden staircase. It is in this classroom experience, through six popular stories among the students that the contribution of story-telling in the Psychopedagogical procedures will be analysed. Therefore, the key words in this study are: self-knowledge, identity, creativity and Psychopedagogy, for it aims at answering the following questions: - Can story-telling help in the learning process? How ? - Can the individuals solve their internal conflicts by listening to stories? - Would it help people develop self-knowledge? - Would it contribute to creativity?en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuto-conhecimentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectSelf-knowledgeen_US
dc.subjectIdentityen_US
dc.subjectCreativityen_US
dc.subjectPsychopedagogyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleNarração de histórias e sua contribuição ao trabalho psicopedagógicopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA TERESA ROLIM ROSA.pdf258,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.