REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29736
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Machado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara"
Autor(es): Greco, Simone
Primeiro Orientador: Oliveira, Erson Martins de
Resumo: Machado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira, sempre foi acusado de não se posicionar em relação à escravidão. No entanto, críticos que o acusam de absenteísmo político demonstram desconhecimento a respeito de sua biografia: jornalista engajado, ele se manifestou por meio de incontáveis artigos contra o sistema escravocrata; alto funcionário público, foi responsável pela aplicação da Lei do Ventre Livre, contribuindo para a libertação de milhares de escravos. Por outro lado, uma nova vertente da crítica literária encontrou em suas obras uma “poética da dissimulação”, por meio da qual o escritor constrói uma crítica indireta ao sistema escravocrata, expondo a decadência da classe senhorial e utilizando-se, muitas vezes, da ironia. Nesta monografia, ao analisar o conto “O caso da vara”, mostramos como Machado de Assis se posiciona de modo evidente contra a escravidão, construindo uma narrativa que vai além da ironia. Para evidenciar como se operam as relações de poder no universo escravocrata e denunciar sua violência, o escritor recorre à inusitada técnica do contraponto, contrastando as posições patriarcalista e antipatriarcalista assumidas pelas personagens. O procedimento do contraponto se encerra quando os antagonismos são reprimidos e a posição patriarcalista se impõe. O resultado é uma narrativa trágica, que evidencia o ponto de vista de Machado de Assis a respeito do sistema social escravocrata do Brasil do século XIX, revela a originalidade do escritor ao utilizar uma técnica literária incomum à época e ainda nos permite concluir que a ironia não é o único modo de o escritor manifestar-se literariamente
Palavras-chave: Escravidão
Poética da dissimulação
Ironia
Contraponto
Narrativa trágica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Literatura
Citação: Greco, Simone. Machado negro: contraponto e narrativa trágica em “O caso da vara". 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29736
Data do documento: 4-Mar-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE GRECO.pdf646 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.