REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29852
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Os contratos de locação de shopping centers sob o viés do sistema jurídico brasileiro
Autor(es): Brazioli, Carolina
Primeiro Orientador: Fuller, Greice Patrícia
Resumo: O presente trabalho tem por escopo o estudo abrangente dos contratos de locação de shopping centers diante do ordenamento jurídico pátrio. Primeiramente, far-se-á uma análise geral sobre esse tipo contratual pontuando questões mais amplas sobre o assunto, a fim de contextualizar o leitor e identificar as discussões a respeito desse tipo contratual, notadamente acerca de natureza jurídica atípica desses contratos e a necessidade de edição de legislação específica sobre o tema, já que a Lei 8245/1991 confere demasiada liberdade às partes e permite a estipulação de cláusulas leoninas pela parte economicamente mais forte da relação. Posteriormente, analisaremos as características específicas dos contratos de locação de shopping center, demonstrando, através da análise das principais cláusulas desses contratos, as questões práticas das relações estabelecidas, que evidenciam que esse tipo contratual muito se difere dos contratos de locação comercial celebrados fora do âmbito dos grandes centros comerciais, o que confirma a atipicidade desse contrato e a necessidade veemente de se regular o assunto por meio de legislação que leve em conta as peculiaridades que o envolvem.. Por fim, comentaremos o projeto de lei que visa a regulamentação das principais problemáticas a respeito dos contratos de locação de shopping center, em trâmite na Câmara dos Deputados de São Paulo, demonstrando a total pertinência de tal medida
Palavras-chave: Shopping Centers
Lojistas
Empreendedores
Locação
Atipicidade
Lei 8245/1991
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direito Contratual
Citação: Brazioli, Carolina. Os contratos de locação de shopping centers sob o viés do sistema jurídico brasileiro. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Contratual) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29852
Data do documento: 1-Out-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA BRAZIOLI.pdf493,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.