REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abuso psicológico em relacionamentos conjugais: o uso da internet como busca de apoio emocional
Autor(es): Leite, Alessandra Nardelli Rodrigues
Primeiro Orientador: Maciel Junior, Plinio de Almeida
Resumo: O abuso psicológico nos relacionamentos afetivos adultos é um tema relevante no âmbito social atual. O tema está ganhando espaços cada vez maiores na mídia social e perpetuando informações até então desconhecidas. A presente pesquisa teve por objetivo compreender alguns dos motivos pelos quais as mulheres que sofrem abuso psicológico permanecem nestes relacionamentos abusivos e que tipos de apoio buscam nas redes sociais para enfrentar tal situação. A teoria do apego deu suporte às análises desenvolvidas. Como objetivo secundário o trabalho propôs entender o papel das mídias sociais e o benefício que estes meios de comunicação fornecem para as vítimas que sofrem abuso psicológico. Foi adotada como estratégia metodológica a análise de cinco relatos publicados anonimamente na página: “Será que meu relacionamento é abusivo? ”, disponível em uma rede social de grande impacto no Brasil. Além disso, também foram selecionados e analisados alguns comentários relativos a estas postagens. A análise dos resultados indicou aspectos comuns entre mulheres que sofrem violência psicológica. Como hipótese, concluiu-se que as depoentes provavelmente apresentam um estilo ambivalente de apego. Em relação aos comentários analisados, os mesmos parecem servir de acolhimento para as mulheres que se encontram nesta situação de vulnerabilidade emocional, pois a grande maioria das mulheres que postam tais comentários já passou ou está passando por situações parecidas. A discussão aqui apresentada denota o quanto os espaços das redes sociais têm favorecido às mulheres que passam por experiências de abuso e a oportunidade de compartilharem suas histórias, refletirem sobre suas vidas e alertarem outras mulheres para um problema que pode atingir muitas delas. Por outro lado, também levanta outras questões, como, por exemplo, que outros espaços para além das mídias sociais têm sido ofertados para o acolhimento e auxílio a estas mulheres? Como são divulgados? Por que elas não os procuram?
Palavras-chave: Abuso psicológico
Relacionamentos conjugais
Teoria do apego
Rede social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Leite, Alessandra Nardelli Rodrigues. Abuso psicológico em relacionamentos conjugais: o uso da internet como busca de apoio emocional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30191
Data do documento: 19-Jun-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA NARDELLI R. LEITE - TCC.pdf584,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.