REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
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Tipo: Tese
Título: Oficinas literárias no Ensino Médio: motivação e atitude leitora sob o enfoque da psicologia analítica
Título(s) alternativo(s): Literary workshops in High School: motivation towards reading and reading attitude from the perspective of analytical Psychology
Autor(es): Oliveira, Ísis Fabiana de Souza
Primeiro Orientador: Wahba, Liliana Liviano
Resumo: A pesquisa objetivou, de modo geral, estudar hábitos de leitura e atitudes vinculadas à leitura de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Salvador, BA. Ocorreu em duas etapas. Na primeira, de caráter eminentemente qualitativo, participaram 386 estudantes de duas escolas, com idades entre 15 e 20 anos, que responderam ao Questionário Perfil Leitor. De acordo com os resultados, 59,2% responderam que não leem somente quando necessário, ou seja, unicamente para fins estudantis, corroborando com a informação da maioria dos estudantes que afirma ler para se divertir (59,7%), gostar de conversar sobre livros (53,6%) e de frequentar bibliotecas (57,1%). Na segunda fase, de natureza quali-quanti, cinco estudantes de uma das escolas integraram a Oficina Novos Leitores – oficina de leitura com técnicas expressivas de embasamento junguiano. A seleção ocorreu com a divulgação da Oficina e a manifestação voluntária dos alunos declarando sua vontade de participar. A atividade foi realizada remotamente em cinco encontros semanais em grupo e um encontro individual ao final. Os integrantes da Oficina responderam à Escala de Motivação para Leitura (EML), no primeiro e no último encontro. Todos os participantes apresentaram nível máximo ou elevado de motivação para leitura em ambas as aplicações. Os dados qualitativos foram coletados durante os encontros da Oficina, derivando das narrativas imagético-textuais produzidas nas atividades de leitura de contos, desenhos, escrita e criação de histórias. A temática predominante remeteu ao desenvolvimento do adolescente em sua saída da infância para as escolhas da vida adulta, incluindo as transformações e realizações pessoais, o anseio de mudança de estilo de vida, sentimentos de solidão versus integração. Destacaramse a influência da figura do professor, o contexto pandêmico e a relação do jovem com o isolamento/agrupamento, e a quebra de expectativas. Não houve evidência significativa de mudança na motivação e atitude em relação à leitura após a participação na Oficina, observando-se que esta ofereceu um locus de aproximação grupal e expressão de si
Abstract: The general objective of the present study was to examine reading habits and attitudes towards reading of high school students from Salvador, BA. The research comprised two stages. The first employed an eminently qualitative instrument, the Reader Profile Questionnaire, which was applied to 386 students, aged between 15 and 20 years, from two public schools. According to the results, 59.2% responded that they do not read only if necessary, for student purposes, corroborating the information of most students who said to read for fun (59.7%), enjoy talking about books (53.6%) and visit libraries (57.1%). The second stage employed a quali-quanti method. Five students from one of the schools took part in the New Readers Workshop – a literary workshop using expressive techniques founded on Jungian theory. The students were informed about the Workshop and those who showed a voluntary manifestation of their willingness to join were selected as participants. The activity was carried out remotely in five weekly group meetings and a final individual meeting. Workshop members answered the Reading Motivation Scale (EML), on the first and last meetings. On both occasions, all participants showed either maximum or high level of motivation to read. Qualitative data collected during Workshop meetings were derived from the imagerytextual narratives produced during the activities of reading, drawing, writing and creating stories. The most frequently observed theme referred to the development of adolescents as they leave childhood to face the choices of adult life, which encompass personal transformations and accomplishments, the yearning for a change in lifestyle, and feelings of loneliness versus integration. Highlights were the influence of the teacher, the pandemic context and the young person's relationship with isolation/grouping, and the breaking of expectations. There was no significant evidence of change in the students’ motivation and attitude towards reading after participating in the Workshop. It is worth noting that the Workshop offered a locus for self-expression and group integration
Palavras-chave: Leitura
Adolescentes
Motivação
Escola
Psicologia junguiana
Reading
Teenagers
Motivation
School
Jungian psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Oliveira, Ísis Fabiana de Souza. Oficinas literárias no Ensino Médio: motivação e atitude leitora sob o enfoque da psicologia analítica. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30282
Data do documento: 5-Out-2022
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