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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30297
Tipo: | Tese |
Título: | Certificação internacional de uma escola bicultural: circulação de práticas e saberes |
Autor(es): | Faricelli, Marilu de Freitas |
Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
Resumo: | Este estudo aborda a certificação internacional do Colégio Humboldt, escola bicultural alemã e brasileira como “escola alemã de excelência no exterior”. O objetivo é demonstrar que, apesar da certificação ser parte do modelo atual de homogeneização educacional, práticas da escola analisada revelam a gênese de uma cultura escolar complexa. Essa complexidade é fruto da interação entre demandas do Estado alemão de difundir sua cultura, prescrições curriculares brasileiras e o saber de professores que, em sua prática cotidiana, entrelaçam as diversas referências, sejam elas locais, nacionais ou internacionais. Características analisadas da formação continuada dos professores para adequar sua atuação didática aos padrões determinados pela certificação demonstram circulação de ideias e de práticas e evidenciam embates entre as partes alemã e brasileira da instituição. A reflexão sobre práticas educativas em aulas de História, que reuniam objetivos, conteúdos, métodos e avaliação das duas tradições escolares, demonstram que foram elaborados novos saberes, frutos do diálogo pedagógico realizado entre professores dos dois países e as necessidades de aprendizagem de seus alunos. A análise de documentos oficiais alemães do processo de certificação e de material didático produzido pelos professores buscou relacionar aquilo que Dario Ragazzini conceituou como camadas de um documento, que envolvem tanto o universo do(s) autor (es), sua produção, utilização e circulação, como o diálogo estabelecido entre perguntas do pesquisador e informações contidas na própria fonte. Análise de Michel de Certeau sobre práticas culturais foi essencial no desenvolvimento desta tese e contribuições teóricas de Agustin Escolano Benito foram fundamentais na análise das práticas escolares |
Abstract: | This study addresses the certification of Colégio Humboldt, bilingual German Brazilian school as a "German international school of excellence". The objective is to demonstrate that, despite certification being part of the current model of educational homogenization, practices of the analyzed school reveal the genesis of a complex school culture. Such complexity is the result of the interaction among German Government's demands to spread its culture, Brazilian curricular requirements and teachers´ knowledge, whose daily practice intertwine various references, whether local, national or international. Analysis of teachers´ continuing education characteristics to adapt their didactic performance to the standards required by the certification reveal the circulation of ideas and practices, as well as evidence of shock between the German and Brazilian institutions. Reflections on educational practices in History classes, which brought together objectives, contents, methods and assessment of both school traditions, give birth to a new knowledge, as result of the pedagogical dialogue carried out between teachers from both countries and students´ learning needs. The analysis of official German documents of the certification process and of didactic material produced by teachers sought to relate what Dario Ragazzini conceived as layers of a document, which involve both the universe of the author(s), its production, use and circulation, such as the dialogue established between the researcher's questions and information contained in the source itself. Michel de Certeau's analysis of cultural practices was essential in developing the present thesis. Theoretical contributions of Agustin Escolano Benito were fundamental in the analysis of school practices |
Palavras-chave: | Escola alemã de excelência no exterior Cultura escolar Padrões homogeneizadores Pluridimensionalidade da ação educativa Prática escolar German international school of excellence School culture Homogenizing patterns Educational multidimensionality School practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Faricelli, Marilu de Freitas. Certificação internacional de uma escola bicultural: circulação de práticas e saberes. 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30297 |
Data do documento: | 7-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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