REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30640
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aleitamento materno e vínculo mãe-bebê
Autor(es): Takahashi, Priscila Endo
Dias, Thaís Gonçalves
Primeiro Orientador: Cerruti, Vera Quaglia
Resumo: O vínculo mãe - bebê é importante para a alimentação do bebê. A situação de alimentação é uma das formas de propiciar o desenvolvimento psíquico do bebê, já que este passa a conhecer a si próprio e ao outro. O recém-nascido a termo geralmente ao nascer já está organizado, sendo capaz de se alimentar no seio materno sem dificuldades. Muitas vezes isto não ocorre com o recém-nascido pré-termo que pode apresentar imaturidade neurológica e incoordenação sucção - deglutição - respiração, dificultando assim a mamada. Portanto, para um padrão adequado de sucção-deglutição respiração é fundamental a intervenção do profissional da área da saúde, principalmente o fonoaudiólogo e também a maturação neurológica. Essa pesquisa foi realizada com o intuito de observar o vínculo mãe bebê durante o aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo. Foram observadas três díades de recém-nascidos atermo em Alojamento Conjunto e três de recém-nascidos prétermo em Unidade Neonatal. Foi utilizado um protocolo de observação adaptado dos protocolos: H. C. Armstrong, Training Guide in Lactation Management. New York e UNICEF, 1992; e o de Feeding Scale University of Washington School of Nursing and AssissmentTraining apud Madureirae Xavier, 1995. Durante a observação pode-se notar que os recém-nascidos atermo observados, bem como suas mães, não necessitaram de cuidados especiais dos profissionais da área da saúde, pois não apresentaram nenhuma dificuldade durante o aleitamento materno. Já nos recém-nascidos pré-termo esses cuidados foram essenciais devido a fragilidade e a imaturidade neurológica apresentadas por eles e a insegurança inicial de suas mães. Quando a mãe se sente segura ao lidar com seu bebê ou é auxiliada para que isso ocorra, por exemplo, em situações de internação prolongada, a amamentação se torna um período prazeroso tanto para a mãe quanto para o bebê
Palavras-chave: Amamentação
Mãe e lactente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Takahashi, Priscila Endo; Dias, Thaís Gonçalves. Aleitamento materno e vínculo mãe-bebê. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30640
Data do documento: 1-Dez-2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Endo Takahashi; Thaís Gonçalves Dias - TCC.pdf
  Restricted Access
380,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.