REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30670
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os agentes comunitários de saúde em visita domiciliar: conhecendo mais acerca da linguagem do idoso
Autor(es): Pádua, Denise Frigi de
Fernandes, Jennifer Echeverria
Primeiro Orientador: Teixeira, Denise de Oliveira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as representações dos agentes comunitários de saúde sobre as demandas identificadas por eles com relação à verborragia dos idosos na visita domiciliar. A partir de entrevistas semidirigidas com quatorze agentes comunitários de saúde de três Unidades Básicas de Saúde, que têm o Programa Saúde da Família implantado e que pertencem à Coordenadoria de Saúde da Lapa, foi analisado como se dá à relação entre os agentes comunitários de saúde e os idosos, e quais as concepções de velhice que estes profissionais têm. A análise dos depoimentos dos agentes comunitários de saúde indicou que estes profissionais reconhecem que os idosos têm a necessidade de falar excessivamente e atribuem este fato às condições em que vivem em seus domicílios, ao fato de serem excluídos da sociedade ou ao fato de terem muito conhecimento e experiências de vida e quererem compartilhar isso com as pessoas mais jovens. Estes profissionais percebem a importância de escutar os idosos e que este cuidado faz parte do campo da saúde.Desta forma, acredita-se que o fonoaudiólogo possa contribuir de diversas maneiras com as Equipes de Saúde da Família e, principalmente, com os agentes comunitários de saúde, através de discussões sobre a linguagem do idoso, legitimando a importância de um espaço para intercambiar essas questões, já que os agentes comunitários de saúde identificaram a necessidade de tal ocorrência. Essa pesquisa justificou-se pelo fato de existir na fonoaudiologia poucas publicações sobre a linguagem no nvelhecimento, e nenhuma que envolva o Programa Saúde da Família e a concepção dos agentes comunitários de saúde a respeito da velhice
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Idosos - Linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Pádua, Denise Frigi de; Fernandes, Jennifer Echeverria. Os agentes comunitários de saúde em visita domiciliar: conhecendo mais acerca da linguagem do idoso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30670
Data do documento: 1-Dez-2004
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENISE FRIGI DE PÁDUA; JENNIFER ECHEVERRIA FERNANDES.pdf
  Restricted Access
424,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.