REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, César Augusto Teixeira
dc.contributor.advisor1Silva, Maria José Ferreira da
dc.date.accessioned2023-02-28T22:38:15Z-
dc.date.available2023-02-28T22:38:15Z-
dc.date.issued2010-12-18
dc.identifier.citationLeite, César Augusto Teixeira. Conceito de área de figuras planas: elaboração e análise de um teste-piloto para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31110-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é levantar e analisar os principais fenômenos que interferem na construção dos conceitos relacionados à área de figuras planas no Ensino Fundamental. Para tal, foi elaborado um teste-piloto, de uma seqüência didática, que considerasse as principais variáveis relacionadas ao tema. As atividades foram concebidas para promover a articulação e dissociação dos quadros das grandezas, geométrico e numérico, buscando métodos e estratégias que possam minimizar as principais fontes de dificuldades dos alunos. O trabalho, ainda, propõe uma reflexão sobre as inúmeras especificidades para a construção significativa dos objetos matemáticos, visto que, os profissionais que não os consideram não permitem aos aprendizes desenvolver as habilidades necessárias para mobilizar seus conhecimentos em novas situações. Pode-se observar que quando as atividades promovem as devidas relações entre os quadros envolvidos, pode permitir aos alunos compreender e diferenciar superfície, área, medida de área, contorno, comprimento e perímetro. A pesquisa foi realizada considerando os princípios da engenharia didática, proposta por Artigue (1988). Na experimentação, participaram 33 alunos do 6º ano, de uma escola na periferia de São Paulo, porém, para efeito das análises, foram considerados apenas dois grupos de três indivíduos cada um. Para fundamentar o trabalho foram utilizados os quadros teóricos da “Dialética Ferramenta-Objeto”, “Quadros e Jogos de Quadros”, ambas de Douady, além dos “Registros de Representação Semióticos” e “As Apreensões Figurais”, de Duvalpt_BR
dc.description.abstractThe goal of this research is to survey and analyze the main phenomena that affect the construction of concepts related to the area of plane figures in elementary school. To this end, a pilot test of a didactic sequence was designed which considered the main variables related to the topic. The activities were designed to promote the coordination and dissociation of the geometric and numerical magnitude by searching for methods and strategies that can minimize the major sources of students' difficulties. The work also proposes a reflection on significant issues involving the construction of meaningful mathematical objects, since professionals who do not consider them do not allow learners to develop the skills needed to apply their knowledge in new situations. It can be observed that when appropriate activities facilitate relations between the tables involved, it can enable students to understand and differentiate the surface area, area measurement, contour, length and girth. The survey was conducted according to the principles of didactic engineering proposed by Artigue (1988). In the trial, 33 students of grade 7 from a school on the outskirts of Sao Paulo participated, however, for the purposes of gathering data, only two groups of three individuals each were considered. To offer reasonable grounds for this research, the use of Douady’s theoretical frameworks such as "Tool-Object Dialectic," and "Tables and Game Tables" were applied in addition to the "Records of Semiotic Representation" and "The Figural Seizures" by Duvalen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceito de áreapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectDecomposiçãopt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectConcept of areaen_US
dc.subjectGeometryen_US
dc.subjectTeaching/ learningen_US
dc.subjectDecompositionen_US
dc.subjectCompositionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConceito de área de figuras planas: elaboração e análise de um teste-piloto para alunos do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÉSAR AUGUSTO TEIXEIRA LEITE.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.