REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31434
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Jornalismo educativo e mídia política análise do programa veja na sala de aula da revista veja – aspectos políticos
Autor(es): Farias, Flávia Fernandes
Primeiro Orientador: Chaia, Vera Lúcia Michalany
Resumo: O controle dos veículos de comunicação no campo da educação cresce dia a dia. É fundamental uma análise e avaliação dos objetivos e características deste tipo de material. Como o jornalismo educativo presente no Brasil abrange diversas áreas, o foco da monografia é problematizarmos o tema abordando principalmente os aspectos políticos. Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o Guia do Professor, presente no material Veja na Sala de Aula, produto da editora Abril com a Fundação Victor Civita, cujo intuito é levar os fatos do Brasil e do mundo, através da mídia impressa para a escola. A monografia pretende discorrer da importância da inserção da mídia no ambiente sala de aula, mas ao mesmo tempo propor uma análise crítica sobre o conteúdo político do suplemento Guia do Professor, veículo de comunicação dirigido e produzido por educadores brasileiros e também pela equipe Abril que avaliam textos da revista Veja e os transformam em atividades de aula, sintonizadas com as novas correntes pedagógicas em todas as disciplinas propostas pela grade curricular do ensino médio. Para o desenvolvimento da análise, foram utilizadas teorias relacionadas à comunicação/educação, abordando aspectos como mídia e cultura, jovens e o entendimento político, além das estratégias discursivas da revista Veja incluídas no Guia do Professor. Conclui-se esse trabalho salientando a necessidade de as escolas e os professores participarem diretamente das elaborações e ações educativas da comunicação de massa. Além disso, é fundamental a mídia se questionar quanto às principais dúvidas dos estudantes e possíveis melhorias que podem realizar no material didático. Passamos a considerar viável, importante e necessária a mídia nos processos formais de educação, como, por exemplo, na criação de uma disciplina com o seu tema para discussão dos acontecimentos diários
Abstract: The control of the vehicle of communication in education grows day by day. It is a fundamental analysis and assessment of goals and characteristics of this type of material. As the journalism education in Brazil this covers many areas, the focus of current work is to confront the issue especially addressing the political aspects. This work presents a reflection about the material called Guia do Professor presente inside of the programm Veja na Sala de Aula (Veja on the classroom), a partnership between the foundation and the Publiser April Victor Civita, whose aim is to take the classroom to what has been happenning in Brazil and in the world through the printed media. The thesis intended to present the importance of the media's inclusion in the classroom environment by offering a critical analysis of politics subjects of the contents of the Suplement Teacher's Guide (Guia do Professor), the means of communication written by brazilian educators and also publiser April, that evaluate texts from Look Magazine and transform them into classroom activities synchronized with the new pedagogical currents in all the subjects proposed by high school syllabus. For the development of the analysis were used theories related to communication/ education, addressing issues such as: media and culture, youth and political understanding, in addition to the discursive strategies of magazine Veja included in Teacher's Guide. We conclude our work emphasizing the need for schools and teachers directly involved the elaboration and education of mass communication. Moreover, it is essential if the media ask about the main questions of students and possible improvements that can take six months or yearly. We consider a viable, important and necessary the media in cases of formal education, such as a discipline with its theme for the discussion of daily events
Palavras-chave: Jornalismo educativo
Indústria cultural
Educação
Política e escola
Journalism education
cultural industry
Education
Politics and school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Comunicação Jornalística
Citação: Farias, Flávia Fernandes. Jornalismo educativo e mídia política análise do programa veja na sala de aula da revista veja – aspectos políticos. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Comunicação Jornalística) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31434
Data do documento: 2-Ago-2009
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávia Fernandes Farias.pdf770,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.