REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: Madame Satã e seu duplo: (um estudo psicanalítico e antropológico sobre o mito da malandragem)
Autor(es): Lima, Helder Rodrigues
Primeiro Orientador: Cesarotto, Oscar
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições de Madame Satã para a discussão da identidade do malandro e, em última instância, do brasileiro. Mas essas são questões que estão sob o manto da mitomania de Madame Satã, como ficará patente ao longo do texto. O personagem em questão é uma das principais referências da malandragem entre os anos 20 e 50. A malandragem pode ser entendida como uma manifestação cultural e de comportamento que surgiu no seio da sociedade do Rio de Janeiro num período em que o país vivia pelo menos dois processos importantes: a urbanização e a transformação da atividade econômica e política. O movimento de urbanização na primeira metade do século traz para o cenário das cidades as raízes culturais do brasileiro. Não é por outra razão que a malandragem pode ser considerada como a versão urbana do cangaço, visto que antes de ser fenômeno da mídia ela brotava do processo de exclusão na sociedade carioca, no qual o negro mais uma vez era alijado da vida econômica, que agora contava com o braço do imigrante europeu. Na questão da atividade econômica e política, o período do auge de Madame Satã foi fortemente marcado pela ambigüidade. Getúlio Vargas assumiu o país com mãos de ferro após a queda da Bolsa de Nova Iorque, que colocou em xeque a monocultura do café. Assim, de um lado o país vivia uma ditadura; de outro, estabelecia as bases de sua industrialização, com destaque para a Consolidação das Leis do Trabalho e a indústria de base. No bojo do desenvolvimento da economia, a mídia foi pouco a pouco ganhando espaço e se profissionalizando, o que permitiu que ela não apenas absorvesse a significação simbólica do malandro, mas tornasse o malandro um signo relativo ao brasileiro cordial, o que é uma grande fantasia. No percurso deste trabalho, é feita uma aproximação entre a semiótica psicanalítica e a antropologia. A perspectiva do personagem Madame Satã é tomada 7 assim sob a ótica multidisciplinar. As motivações do personagem tornam-se assim objeto do presente trabalho, que encontra em Madame Satã um universo em que os significantes da cultura criam uma dinâmica que reproduz a produção de signos em outras instâncias. A pesquisa toma por base textos que contêm declarações de Satã. Esses textos são a própria materialização de sua fala e freqüentemente tomados por base nas produções a respeito do personagem, como filmes, ensaios, quadrinhos e biografia. Na verdade, a investigação sobre as motivações de Madame Satã se confunde com a gênese dos mitos na sociedade brasileira
Palavras-chave: Madame Satã
João Francisco dos Santos
Malandragem
Mitomania
Lapa
Pasquim
Sylvan Paezzo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura
Citação: Lima, Helder Rodrigues. Madame Satã e seu duplo: (um estudo psicanalítico e antropológico sobre o mito da malandragem). 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31435
Data do documento: 5-Out-2009
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