REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31645
Tipo: Monografia de Especialização
Título: É proibido sonhar: a psicopedagogia desembaraçando nós - caso clínico
Título(s) alternativo(s): It’s forbidden to dream: psychopedagogy untangling knots – clinical case
Autor(es): Cedro, Adenilse da Silva Aguiar
Primeiro Orientador: Fernandes, Anete Maria Busin
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo, a partir de um caso clínico atendido na disciplina de Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Psicopedagogia, ilustrar a importância do lúdico e da fantasia para o desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória que teve como sujeito Amora, uma discente de 9 anos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de São Paulo. No início do primeiro encontro, Amora se mostrou tímida, insegura e não fez contato visual com a psicopedagoga. Após a psicopedagoga dizer que ali era um espaço reservado para entender o que acontecia com sua alfabetização e que era permitido sonhar, a menina abriu um sorriso e revelou-se. Ao longo dos atendimentos, mostrou-se receptiva e disposta a realizar as tarefas. Desse modo, Amora foi desatando os nós que lhe foram impostos durante sua vida escolar e experimentando ser uma criança sonhadora que podia brincar, fantasiar, construir palavras e alfabetizar-se. O atendimento durou quatro meses. Por intermédio desse caso, é possível refletirmos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, bem como sobre a possibilidade de a psicopedagogia abarcar em seu trabalho outros aspectos do sujeito, não somente visando, exclusivamente, à alfabetização
Abstract: This research aimed to illustrate importance of playfulness and fantasy for child development and learning from a clinical case attended in the discipline of Psychopedagogical Diagnosis of the Psychopedagogy Course. This qualitative exploratory research had as subject Amora, a 9-year-old student from 3rd year elementary school at a state school in São Paulo. In the beginning of first meeting Amora was shy, insecure and did not make eye contact with psychopedagogue. After saying there was a place reserved to understand what happened to her literacy and that she was allowed to dream, she opened a smile and revealed herself. Throughout the visits, she was receptive and willing to perform the tasks. In this way, Amora was loosening knots that were imposed during her school life and experiencing being a dreaming child who could play, fantasize, build words and become literate. Her attendance lasted four months. Through this case is possible to reflect on importance of playing for child development, as well as on possibility psychopedagogy encompasses other aspects of the subject in its operation and not only aiming exclusively literacy
Palavras-chave: Psicopedagogia
Brincar
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Psychopedagogy
To play
Child development
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Psicopedagogia
Citação: Cedro, Adenilse da Silva Aguiar. É proibido sonhar: a psicopedagogia desembaraçando nós - caso clínico. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31645
Data do documento: 11-Jul-2020
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