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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31645
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | É proibido sonhar: a psicopedagogia desembaraçando nós - caso clínico |
Título(s) alternativo(s): | It’s forbidden to dream: psychopedagogy untangling knots – clinical case |
Autor(es): | Cedro, Adenilse da Silva Aguiar |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Anete Maria Busin |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo, a partir de um caso clínico atendido na disciplina de Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Psicopedagogia, ilustrar a importância do lúdico e da fantasia para o desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória que teve como sujeito Amora, uma discente de 9 anos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de São Paulo. No início do primeiro encontro, Amora se mostrou tímida, insegura e não fez contato visual com a psicopedagoga. Após a psicopedagoga dizer que ali era um espaço reservado para entender o que acontecia com sua alfabetização e que era permitido sonhar, a menina abriu um sorriso e revelou-se. Ao longo dos atendimentos, mostrou-se receptiva e disposta a realizar as tarefas. Desse modo, Amora foi desatando os nós que lhe foram impostos durante sua vida escolar e experimentando ser uma criança sonhadora que podia brincar, fantasiar, construir palavras e alfabetizar-se. O atendimento durou quatro meses. Por intermédio desse caso, é possível refletirmos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, bem como sobre a possibilidade de a psicopedagogia abarcar em seu trabalho outros aspectos do sujeito, não somente visando, exclusivamente, à alfabetização |
Abstract: | This research aimed to illustrate importance of playfulness and fantasy for child development and learning from a clinical case attended in the discipline of Psychopedagogical Diagnosis of the Psychopedagogy Course. This qualitative exploratory research had as subject Amora, a 9-year-old student from 3rd year elementary school at a state school in São Paulo. In the beginning of first meeting Amora was shy, insecure and did not make eye contact with psychopedagogue. After saying there was a place reserved to understand what happened to her literacy and that she was allowed to dream, she opened a smile and revealed herself. Throughout the visits, she was receptive and willing to perform the tasks. In this way, Amora was loosening knots that were imposed during her school life and experiencing being a dreaming child who could play, fantasize, build words and become literate. Her attendance lasted four months. Through this case is possible to reflect on importance of playing for child development, as well as on possibility psychopedagogy encompasses other aspects of the subject in its operation and not only aiming exclusively literacy |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Brincar Desenvolvimento infantil Aprendizagem Psychopedagogy To play Child development Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia |
Citação: | Cedro, Adenilse da Silva Aguiar. É proibido sonhar: a psicopedagogia desembaraçando nós - caso clínico. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31645 |
Data do documento: | 11-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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