REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31950
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As abordagens que fundamentam a prática do exercício em roda, no ambiente escolar, na educação infantil
Autor(es): Montes, Beatriz Seiler
Primeiro Orientador: Elias, Marisa Del Cioppo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar as abordagens que fundamentam a prática do exercício em roda, no ambiente escolar, na educação infantil e, por objetivos específicos caracterizar as abordagens que fundamentam a prática do exercício em roda nos seus aspectos teóricos e metodológicos; conhecer os conteúdos didáticos presentes em cada tipo existente de roda e, por fim, conhecer/discutir os diferentes tipos de roda. Através de uma pesquisa teórica, enfatizando autores como MARIA MONTESSORI, BOGDAN SUCHODOLSKI e, MADALENA FREIRE foi possível compreender quais são as abordagens que fundamentam a prática do exercício em roda. O trabalho esta dividido em três capítulos. O primeiro capitulo relata as abordagens históricas que iniciaram novas práticas em educação, mostrando todas as mudanças que ocorreram durante anos, desde o século XIX até os dias atuais; o segundo capítulo revela os novos olhares na educação, onde o aluno passa a ser considerado “sujeito” e não mais objeto da ação educativa, com seus próprios interesses e curiosidades; o terceiro capitulo conceitua, enfim, o exercício em roda, mostrando sua importância e o quanto colabora para que todas as ideias do escolanovismo se apliquem. Após a pesquisa e reflexões feitas sobre o assunto abordado foi possível considerar que a roda conduz e induz à produção do conhecimento, não de um conhecimento qualquer, mas o daquele elaborado, registrado, ampliado, alicerçado e reconstruído. Tal conhecimento é próprio do ser humano que existe em toda a vida, tenha zero, dez, ou oitenta anos de idade. A frequência constante da execução de atividades e momentos realizados em roda propiciam um aumento na interação do grupo, um maior entrelaçamento dos significados individuais e torna possível a criação de significados comuns
Abstract: This paper has, as a general objective, to analyze the approaches based on the practice of exercising in circle. In the school environment, in the children’s education and for more specific objectives that characterizes the approaches, which is based on the practice of exercising in circle and its theory and methodology aspects; knowing the didactics contents in each existent type of circle and, at the end, knowing or even discussing the different types of circles. Throughout a theory research, quoting authors such as MARIA MONTESSORI, BOGDAN SUCHODOLSKI e, MADALENA FREIRE. It was possible to understand what are those approaches based on, the practice of exercising in circle. This paper is divided in three chapters: the first one brings the historical approaches that have started new practices in education, showing all the changes that have occurred, during years, since the 19th century until today. The second chapter reveals the new horizons to the education. Where the student start being considered “a person” instead of “an object” of the education, with its own interesting and curiosities. The third chapter concepts, at last, the exercise in circle, showing its importance and how much it collaborates to all the ideas of “new schooling” can apply after all the researches and reflections made about the issue considered. It was possible to consider that the circle conducts and inducts to knowledge production, not any acquirements, but one, elaborated, registered, amplified, founded and rebuilt. Such knowledge is ordinary to the human being and it exists for the whole life, it does not matter the age, zero, ten or even eighty years old. The constant frequency of execution on that activities and moments realized in circle, propitiate an increasing of interaction to the group in a large interlacing of the individual meaning and become possible the creation of ordinary meanings
Palavras-chave: Escola Nova
Infância
Educador
Desenvolvimento
New school
Childhood
Educator
Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Montes, Beatriz Seiler. As abordagens que fundamentam a prática do exercício em roda, no ambiente escolar, na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31950
Data do documento: 12-Nov-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ SEILER MONTES - TCC.pdf292,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.