REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31960
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abrigamento e formação de vínculos: observação e estudo em dois irmãos institucionalizados
Autor(es): Gaiotto, Barbarah Costa
Primeiro Orientador: Montagna, Maria Elisabeth
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar se a condição do abandono e abrigamento poderiam interferir na formação de novos vínculos em crianças institucionalizadas e apesar das experiências de abandono se essas crianças buscariam ainda novas relações. Para isso foram estudados os abrigos, seu funcionamento e a formação e o rompimento dos vínculos afetivos de crianças abrigadas. Este trabalho teve como referência teórica a Teoria do Apego de John Bowlby. Foram realizadas observações de dois irmãos em situação de abrigamento. A análise das observações buscou relacionar a institucionalização e suas condições com o rompimento do vínculo primário vivido pela criança. Discutiu-se acerca do modo como o abrigamento e a experiência da perda de uma relação fundamental para a criança influenciam, ou não, na formação de novas ligações. Através da relação estabelecida com a pesquisadora, observou-se nas crianças observadas a disposição a novos relacionamentos e vínculos com pessoas até então desconhecidas. Observou-se que se interessam pelo outro, apesar do histórico de perdas. As condições privilegiadas do abrigo em que se encontram podem estar fortemente relacionadas com a capacidade de formarem novos vínculos. Este estudo permitiu uma visão acerca da importância dos cuidadores de abrigos estabelecerem uma relação de confiança e segurança com as crianças, possibilitando a elas a experiência de um vínculo forte e duradouro e não da repetição do abandono. Entretanto, vimos que as atuais condições de abrigamento tornam difícil este processo, já que alguns cuidadores evitam vincular-se por não saberem quanto tempo a criança permanecerá no abrigo
Palavras-chave: Criança em cuidado substituto
Institucionalização
Teoria do Apego
Psicologia infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Gaiotto, Barbarah Costa. Abrigamento e formação de vínculos: observação e estudo em dois irmãos institucionalizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31960
Data do documento: 14-Jul-2010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbarah Costa Gaiotto - TCC.pdf890,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.