REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31963
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O acompanhante terapêutico (AT) como analisador institucional
Autor(es): Raicher, Rafael Muscalu
Primeiro Orientador: Fabbrini, Regina
Resumo: Pesquisa teórica sobre um estudo de caso que visa discutir o papel fronteiriço que o Acompanhante Terapêutico possui, tanto clinicamente quanto institucionalmente. O AT é uma profissão criada a partir dos preceitos da reforma psiquiátrica e tem em sua essência o campo excêntrico aos hospitais e à clínica tradicional. Portanto, pretende-se mostrar aqui que o AT funciona como um agente que traz o fora para dentro dessas dimensões. Nessa pesquisa explicitaremos um caso de uma paciente psicótica que freqüentava um Hospital Dia na cidade de São Paulo. Este caso serve como um disparador e analisador concreto das conseqüências dessa borda habitada pelo AT. E sua análise serve como elemento que consubstancia a hipótese que coloca o AT na função de Analisador Institucional, exatamente por ser um dos responsáveis em trazer o fora e o novo para dentro dos muros dos estabelecimentos. Dessa forma, primeiro contextualizaremos a reforma psiquiátrica e a Análise Institucional, para depois, começar a discutir sobre o Acompanhante Terapêutico e sua função de borda, tanto na clínica, quanto na instituição. Em seguida, discutiremos e analisaremos o Caso Íris a luz da perspectiva do AT como Analisador Institucional, para, por fim realizar as considerações e problematizações finais que sugerem que é preciso ter consciência, de todas as partes envolvidas com o trabalho do AT, que essa profissão tem, entre suas funções a de analisador instituciona
Palavras-chave: Acompanhante Terapêutico
Hospital Dia
Análise Institucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Raicher, Rafael Muscalu. O acompanhante terapêutico (AT) como analisador institucional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31963
Data do documento: 1-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL MUSCALU RAICHER - TCC.pdf451,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.