REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32199
Tipo: Tese
Título: GameFY: criação de um sistema gamificado com inteligência artificial
Autor(es): Quiroz, Victor Bruno Alexander Rosetti de
Primeiro Orientador: André, Claudio Fernando
Resumo: Este trabalho estudou e foi base para a criação de uma plataforma de gamificação de conteúdo que, através da inteligência artificial, é capaz de analisar como o aluno do ensino superior aprende programação. A pesquisa trabalhou sobre as áreas de aprendizado de máquina, no intuito de criar um modelo de IA para cada usuário, e sobre learning analytics, no intuito de compreender como o usuário aprende. Estas áreas são trabalhadas junto com a gamificação de conteúdos, elencando vários tipos de atividades para que o aluno possa ser testado e instigado. Para tornar a pesquisa mais robusta, sistemas que já estão no mercado são analisados averiguando as melhores formas de cativar os alunos. Não foi possível completar o sistema de forma que ficasse disponível para o público, mas foi possível utilizá-lo e testá-lo parcialmente. Porém o caminho para completar o sistema está claro e bem embasado, permitindo a finalização do sistema em trabalhos futuros
Abstract: This work studied and was the basis for the creation of a content gamification platform that, through artificial intelligence, is able to analyze how higher education students learn programming. The research worked on the areas of machine learning, in order to create an AI model for each user, and on learning analytics, in order to understand how the user learns. These areas are worked on along with content gamification, listing various types of activities so that the student can be tested and instigated. To make the research more robust, systems that are already on the market are analyzed to find out the best ways to captivate students. It was not possible to complete the system so that it would be available to the public, but it was possible to use and partially test it. However, the way to complete the system is clear and well grounded, allowing the finalization of the system in future works
Palavras-chave: Gamificação
Jogos digitais
Jogos na educação
Deep learning
Learning analytics
Gamification
Digital games
Games In education
Deep learning
Learning analytics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Quiroz, Victor Bruno Alexander Rosetti de. GameFY: criação de um sistema gamificado com inteligência artificial. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32199
Data do documento: 24-Fev-2023
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