REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32207
Tipo: Dissertação
Título: Validação contínua do processo de diagnóstico audiológico e intervenção em bebês e crianças com deficiência auditiva
Autor(es): Souza, Juliana Luz
Primeiro Orientador: Mendes, Beatriz de Castro Andrade
Resumo: Introdução: Com o acesso de crianças cada vez mais novas à clínica fonoaudiológica, novos desafios são apresentados para a área da audiologia pediátrica, pois a atuação com crianças pequenas exige maior atenção do profissional na prescrição e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), bem como no processo de desenvolvimento do bebê e criança pequena. Limitações e imprecisões ao longo do processo diagnóstico poderão comprometer todos os procedimentos subsequentes no processo de intervenção. Objetivo: Analisar a validação contínua do processo de diagnóstico audiológico e intervenção em bebês e crianças com deficiência auditiva a partir de observação de comportamento auditivo, percepção da fala e habilidades de audição e linguagem após adaptação de AASI. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva operativa individual, transversal e prospectiva, de caráter quantitativo, aprovada pelo comitê de ética de pesquisa (número 5.589.444). Foram sujeitos da pesquisa 12 crianças até 36 meses de idade, com diagnóstico audiológico de perda auditiva neurossensorial bilateral, selecionados a partir da disponibilidade de acesso ao serviço para a avaliação e agrupados em G1 (sujeitos com SII 65 dB até 35%) e G2 (sujeitos com SII 65 dB acima de 54%). Os dados da avaliação diagnóstica foram coletados nos prontuários do serviço e etapas da adaptação dos AASI foram descritas ao longo do processo inicial de intervenção. Foi realizada a audiometria de reforço visual e aplicação, com os responsáveis pelas crianças, dos instrumentos It-MAIS, MUSS, LittleEars-2, categorias de audição e linguagem, além do questionário de caracterização socioeconômica. Resultados: A média de idade do diagnóstico audiológico foi de 4,33 meses. Os resultados audiológicos de todas as crianças tiveram correspondência entre si, com exceção de dois sujeitos do G2. As crianças do G1 tiveram desempenho inferior aos seus pares do G2 nos instrumentos aplicados. Na segunda avaliação, as crianças do G2 aumentaram a pontuação do MUSS de forma significante e seu desempenho geral aumentou conforme o aumento no uso dos AASI, sem significância estatística. Conclusão: O comportamento auditivo validou os processos de diagnóstico e intervenção auditiva dos sujeitos da pesquisa e aplicação dos instrumentos mostrou-se adequada para o acompanhamento do desenvolvimento de habilidades de audição e linguagem das crianças pequenas
Abstract: Introduction: New challenges are presented to the area of pediatric audiology, with the access of increasingly younger children to the clinic, since the work with these children requires greater attention from the professional in the hearing aids fitting, as well as in the process of development of infants and young children. Limitations and inaccuracies throughout the diagnostic process may compromise all subsequent procedures in the intervention process. Objective: To analyze the continuous validation of the process of audiological diagnosis and intervention in infants and children with hearing loss based on observation of auditory behavior, speech perception and hearing and language skills after hearing aids fitting. Method: This is an individual operative descriptive, intervention, cross-sectional and prospective research, of a quantitative nature, approved by the University's research ethics committee. The research subjects were 12 children aged up to 36 months, with audiological diagnosis of bilateral sensorineural hearing loss, grouped into G1 (subjects with SII 65 dB up to 35%) and G2 (subjects with SII 65 dB above 54%). The diagnostic evaluation data were collected from the service's records and the steps of the hearing aids fitting were described throughout the initial intervention process. Patients were selected based on the availability of access to the service for the evaluation. Audiometry of visual reinforcement was carried out and the instruments It-MAIS, MUSS, LittleEars-2, hearing and language categories, where applied with those responsible for the children, in addition to the socioeconomic characterization questionnaire. Results: The average age of the audiological diagnosis was 4.33 months. The results of all the children were consistent in the diagnostic tests, with the exception of two subjects from G2. Children from G1 performed worse than their peers from G2 in the applied instruments. In the second evaluation, the children from G2 significantly increased the MUSS score and their general performance increased as the use of hearing aids increased, without statistical significance. Conclusion: The auditory behavior validated the processes of diagnosis and auditory intervention of the research subjects and the application of the instruments proved to be suitable for monitoring the development of hearing and language skills in young children
Palavras-chave: Perda auditiva
Auxiliares de audição
Percepção auditiva
Desenvolvimento da linguagem
Hearing loss
Hearing Aids
Auditory perception
Language development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde
Citação: Souza, Juliana Luz. Validação contínua do processo de diagnóstico audiológico e intervenção em bebês e crianças com deficiência auditiva. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação Humana e Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32207
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Luz Souza.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.