REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32225
Tipo: Dissertação
Título: Ação docente, formação em serviço e metodologias ativas com o uso das TDIC em tempos de pandemia
Autor(es): Gengo, Priscila Lopes Garcia de Oliveira
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em nível de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, investigando as práticas e metodologias utilizadas pelos professores de uma escola privada na cidade de São Paulo/SP e a formação em serviço oferecida para eles. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e colaborativa realizada com 3 professores do 6º ano do ensino fundamental, inicialmente no contexto do ensino remoto e posteriormente no contexto de aulas mistas (partes dos alunos em casa e parte dos alunos na escola), em virtude da Pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Para coleta de dados foram utilizadas as gravações em vídeo de três aulas e as gravações, também em vídeo, de três entrevistas de estimulação de recordação (PACHECO, 1995) de cada professor. As entrevistas consistiram em entrevistar os professores enquanto eles observavam individualmente às suas aulas na presença da pesquisadora que problematizava e fazia provocações acerca das imagens assistidas, tentando os fazer “recordar” das suas estratégias e dos momentos vividos, visando uma reflexão acerca da prática e das concepções dos sujeitos. Coletou-se também os registros no diário da pesquisadora e as intervenções realizadas ao longo da observação de cada uma das aulas e, por fim, o histórico das formações de professores realizadas ao longo da pesquisa, com o objetivo de entender se as metodologias utilizadas pelos professores evidenciavam metodologias ativas com o uso de TDIC e se a formação em serviço desenvolvida pela escola propiciou uma ação reflexiva e/ou mudança de concepções. A análise dos dados foi realizada através de uma proposta denominada análise de prosa (ANDRÉ, 1983). A pesquisa revelou que a formação de professores oferecida pela escola colaborou significativamente para o aprendizado de novas tecnologias e sua utilização, bem como para uma mudança de práticas e concepções acerca das metodologias que possibilitam um maior protagonismo do aluno na busca pelo conhecimento. O estudo evidenciou ainda que as situações de compartilhamento de saberes e experiências entre os pares (professores) e a colaboração entre os professores se mostraram muito efetivas, sendo aspectos potentes a serem considerados. Destaca-se, por fim, que a pesquisa mobilizou conceitos como homologia de processos, aprendizagem ubíqua e isomorfismo pedagógico como possibilidades de estratégia de formação
Abstract: This research work was developed along the master studies in the Graduate Program in Education: Curriculum, research of New Technologies in Education, by the Pontifical Catholic University of São Paulo, investigating the methodological practices used by teachers at a private school in the city of São Paulo/SP and the in-service training offered to them. This study shows a qualitative and collaborative approach carried out with three 6th grade teachers, middle school, initially in the context of remote teaching and later in the context of mixed classes (part of the students at home and part of the students at school), due to the pandemic caused by the Covid-19 virus. To collect data, recordings of three classes and recordings of three recall stimulation interviews (PACHECO, 1995) of each teacher were used. This consisted of interviewing the teachers while they individually attended their classes with the researcher who questioned them about the images, trying to make them remember the strategies used at the moment, provoking a reflection about their practices and the conception of the subjects. Recordings were also collected in the researcher's diary and the interventions carried out during the observation of each of the classes and, finally, the background of the teachers’ training courses carried out throughout the research, with the objective of understanding whether the methodologies used by the teachers showed evidence of active methodologies with the use of DICTs and if the in-service training developed by the school provided a reflexive action and/or a change of conceptions. Data analysis was carried out through a proposal called prose analysis (ANDRÉ, 1983). The research revealed that the teacher training offered by the school contributed significantly to the learning of new technologies and their use, as well as to a change in practices and conceptions about the methodologies that allow students leadership in the search for knowledge. The study also showed that the situations of sharing knowledge and experiences among peers (teachers) as well as collaboration were very effective, being strong aspects to be considered. Finally, it is highlighted that the research involved concepts such as homology of processes, ubiquitous learning and pedagogical isomorphism as possibilities for training strategies
Palavras-chave: Pedagogia ativa
Currículo
Ensino remoto
Práticas pedagógicas
Formação em serviço
Active pedagogy
Curriculum
Remote teaching
Pedagogical practices
Inservice training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Gengo, Priscila Lopes Garcia de Oliveira. Ação docente, formação em serviço e metodologias ativas com o uso das TDIC em tempos de pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32225
Data do documento: 2-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Lopes Garcia de Oliveira Gengo.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.