Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação |
Autor(es): | Lucena, Dhara Côrte de |
Primeiro Orientador: | Mraz, Sandra de Camargo Rosa |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo, de um lado, travar um diálogo entre os conceitos de saber da experiência proposto por Jorge Larrosa e de experiência estética proposto por John Dewey e, de outro, expor as possibilidades de pensar as mediações acessíveis em museus a partir da experiência, considerando principalmente uma comunicação para além da verbal, que conformam as relações de afeto e precisam atentar para um tempo maior entre o pensar e o sentir. Abrimos espaço para o saber da experiência estética por meio da apresentação de um novo entendimento de nós mesmos, como homo sapiens-demens — loucos e sábios —, e da demonstração de como chegamos a um empobrecimento da experiência. E, a partir das experiências vividas por mim no projeto Faça Memórias — projeto de arteterapia para idosas com demência no museu — e, contando também com a experiência relatada em entrevista pela Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , procuramos demonstrar, dando início a esses estudos que poderão se ampliar futuramente, a importância de pensarmos a educação a partir da experiência, tendo em vista a acessibilidade e inclusão em museus |
Abstract: | This research aimed, on the one hand, to establish a dialogue between the concepts of knowledge from experience proposed by Jorge Larrosa and aesthetic experience proposed by John Dewey, and, on the other hand, to expose the possibilities of thinking about accessible mediations in museums from the perspective of experience, mainly considering communication beyond the verbal expression, which make up the relationships of affection and point to the need to pay attention to a longer time to think and feel. We made room for the knowledge of aesthetic experience through the presentation of a new understanding of ourselves, as homo sapiens-demens — mad and wise — and the demonstration of how we have reached an impoverishment of experience. And, based on the experiences I had in the Faça Memórias project — an art therapy project for elderly women with dementia at the museum — and also on the experience reported in an interview given by the Coordinator of Inclusive Educational Programs of the Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , we tried to demonstrate, starting these studies that could be expanded in the future, the importance of thinking about education from the perspective of experience, in view of accessibility and inclusion in museums |
Palavras-chave: | Arte-educação Educativo de museus Experiência estética Saber da experiência Acessibilidade Art education Museum education Aesthetic experience Knowledge from experience Accessibility |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria |
Citação: | Lucena, Dhara Côrte de. Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249 |
Data do documento: | 1-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf | 723,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.