REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574
Tipo: Dissertação
Título: Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
Autor(es): Santos, Alexandra Venancio dos
Primeiro Orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: Os cursos no modelo blended learning como possibilidade de desenvolvimento na educação ganharam força em decorrência das transformações contemporâneas relacionadas as tecnologias, entretanto há poucas pesquisas que avaliam esses cursos, principalmente em relação aos índices de evasão. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi avaliar o fenômeno da evasão no modelo de blended learning, a partir de uma amostra de 480 alunos e ex-alunos de cursos de pósgraduação lato sensu da Saint Paul Escola de Negócios. Através de regressão logística binária multivariada, seis variáveis foram testadas com o intuito de compreender quais fatores são mais relevantes para a previsão da evasão. Os resultados indicam que três variáveis aleatórias contínuas são capazes de trazer previsibilidade quanto a evasão, sendo, tempo transcorrido, uma vez que cerca de 60% das evasões ocorrem com apenas 30% do tempo do curso; nota média, como reflexo das dificuldades dos alunos; e tempo dedicado ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esta pesquisa contribui para a diminuição dos índices de evasão no ensino híbrido e, consequentemente para melhorar os índices de retenção de alunos nos cursos de blended learning de pós-graduação
Abstract: Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning courses
Palavras-chave: Blended learning
Ensino híbrido
Evasão
Retenção
Blended learning
Hybrid teaching
Evasion
Retention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574
Data do documento: 11-Jun-2020
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