REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/3261
Tipo: Dissertação
Título: A publicidade da Benetton: paradoxos na construção da realidade
Autor(es): Barbosa, Rogério Perez
Primeiro Orientador: Chaia, Miguel Wady
Resumo: Este trabalho busca analisar o significado da publicidade na contemporaneidade, através do estudo das campanhas publicitárias produzidas pela empresa italiana Benetton.Toma-se como estrutura básica o estudo de três dimensões que analisam o tema: a empresa/familia; o fotógrafo/publicitário Oliviero Toscani; e as campanhas produzidas para divulgação e venda da marca e dos produtos A metodologia aplicada na pesquisa baseou-se nos seguintes itens: - textos produzidos por Oliviero Toscani, bem como entrevistas e comentários; artigos publicados na imprensa na década de 90 referindo-se à publicidade da Benetton e à Toscani; ~ i, coleta e análise das campanhas publicitárias da Benetton; informações concebidas pela Benetton através de "relesses" e do Website; pesquisa bibliográfica A análise dos dados coletados foi elaborada basicamente em três niveis: - análise externa: mais abrangente, englobando a estrutura social e económica que contextualiza o objeto da pesquisa; - análise institucional: voltada especificamente à empresa Benetton enquanto grupo internacional de diversas ramificações e áreas de atuação; análise interna: leitura das imagens (campanhas) e dos escritos e declarações de seu criador (Oliviero Toscani)
Palavras-chave: Campanhas publicitarias
Toscani, Oliviero -- 1942- -- Critica e interpretacao
Publicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Barbosa, Rogério Perez. A publicidade da Benetton: paradoxos na construção da realidade. 2005. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3261
Data do documento: 30-Nov-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogerio Perez Barbosa.pdf
  Restricted Access
5,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.