REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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dc.creatorSilva, Igor Vicente Barbosa da
dc.contributor.advisor1Mello, Flavia de Campos
dc.date.accessioned2023-06-07T18:09:38Z-
dc.date.available2023-06-07T18:09:38Z-
dc.date.issued2022-11-21
dc.identifier.citationSilva, Igor Vicente Barbosa da. O crescimento da aviação e as limitações do esquema de compensação e redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32659-
dc.description.resumoO grande crescimento da aviação mundial vem gerando preocupações nas questões ambientais, pois é esperado que as emissões da Aviação civil cresçam cada vez mais. Visando a mitigação dos impactos ambientais, juntamente com a meta de manter a temperatura do planeta abaixo de 2°C imposta no Acordo de Paris, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) criou o Esquema de Compensação e Redução de Carbono da Organização da Aviação Civil Internacional (CORSIA), é um modelo de compensação que as empresas aéreas podem compensar sempre que excederem as suas emissões de CO2. O CORSIA é considerado por muitos uma medida inadequada para mitigar de fato as emissões. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de abordar todo o mecanismo do CORSIA e as suas limitações para neutralizar o carbono da aviação mundial, analisando se o esquema seria realmente eficiente para mitigar as emissões de CO2 da aviação, cumprindo a meta proposta no Acordo de Parispt_BR
dc.description.abstractThe growth of world aviation has been raising concerns about environmental issues, as civil aviation emissions are expected to grow more and more. With the aim of mitigating environmental impacts, together with the aim of keeping the planet's temperature below 2°C imposed in the Paris Agreement, the International Civil Aviation Organization (ICAO) created the Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA), a compensation model that airlines can compensate whenever they exceed their CO2 emissions. CORSIA is considered by many to be an inadequate measure to actually mitigate emissions. Therefore, the present study aims to address the entire CORSIA mechanism and its limitations to neutralize the carbon of world aviation, analyzing whether the scheme would be really efficient to mitigate CO2 emissions from aviation, fulfilling the goal proposed in the Paris Agreementen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Relações Internacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectGovernança do climapt_BR
dc.subjectOACIpt_BR
dc.subjectAviação internacionalpt_BR
dc.subjectCORSIApt_BR
dc.subjectClimate changeen_US
dc.subjectClimate governanceen_US
dc.subjectICAOen_US
dc.subjectInternational aviationen_US
dc.subjectCORSIAen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.titleO crescimento da aviação e as limitações do esquema de compensação e redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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O CRESCIMENTO DA AVIAÇÃO E AS LIMITAÇÕES DO E_Igor Vicente Barbosa.pdf
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