Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Pedro Azeredo Penellas | - |
dc.contributor.advisor1 | Tota, Antonio Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T21:09:38Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T21:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Pedro Azeredo Penellas. Sopros diplomáticos e jazz de protesto: conflitos imperialistas dos EUA entre as décadas de 1950 e 1960 através da música. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32824 | - |
dc.description.resumo | A proposta desse artigo é analisar o jazz através de processos históricos, sociais e diplomáticos, sobretudo como, entre as décadas de 1950 e 1960, a música foi usada como soft power para a propagação do American Way of Life pelo governo dos EUA e, ao mesmo tempo, como forma de protesto contra a segregação racial e à favor dos direitos civis. Enquanto músicos como Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dave Brubeck e Benny Goodman fizeram turnês pelo Oriente Médio, Ásia, África, e Leste Europeu patrocinados pelo governo dos EUA, sendo chamados de “diplomatas do jazz”, outros músicos como Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane e Nina Simone formariam uma vanguarda, compondo músicas que denunciavam o racismo nos EUA, trazendo influências africanas para o jazz e protestando ao lado da radicalização do movimento negro e pelos direitos civis | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this article is to analyze the jazz through social, historical, and diplomatic process during the decades of 1950 and 1960, when the music was used as a soft power for the dissemination of American Way of Life by the government of the U.S, and, at the same time, as a way of protest against the racial segregation and for the support of the civil rights. While musicians such as Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dave Brubeck and Benny Goodman did tours for the Middle East, Asia, Africa and Eastern Europe sponsored by the U.S government, being called “jazz diplomats”, other musicians such as Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane and Nina Simone would build a vanguard, composing musics condemning racism in the U.S,bringing african influences for jazz and protesting together with the radicalization of black power and for the civil rights | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em História | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Diplomacia | pt_BR |
dc.subject | Soft power | pt_BR |
dc.subject | Rebelião e movimento negro | pt_BR |
dc.subject | Jazz | en_US |
dc.subject | Diplomacy | en_US |
dc.subject | Soft power | en_US |
dc.subject | Rebellion , and Black Power | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Sopros diplomáticos e jazz de protesto: conflitos imperialistas dos EUA entre as décadas de 1950 e 1960 através da música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdf | 378,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.