REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33344
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A pintura rupestre e o graffiti
Autor(es): Adamo, Andréa
Primeiro Orientador: Caramella, Elaine
Resumo: A presente pesquisa se direciona a traçar um paralelo entre a Pintura Rupestre e o Grafite, analisando suas relações de semelhanças e diferenças.Na medida em que a primeira ficava nas cavernas e hoje em sítios arqueológicos e o grafite “invade” a cidade e requalifica o espaço urbano dos grandes centros, gerando intervenções, diálogos e provocações na cidade. A arte rupestre como o mais antigo tipo de arte da história surge de uma cultura tribal e oral em que o homem constrói a história visualmente e onde a arte tem um valor de magia e sacralidade ritual. Em contraponto o grafite surge numa cultura urbana composta de artistas que utilizam os espaços públicos, fazendo o registro de cenas muitas vezes do cotidiano e outras do imaginário, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. A partir do estudo e análise de seus contextos históricos e a caracterização de ambas as culturas, relacionando registros de ações da cultura tribal à das tribos urbanas atuais e mostrando suas diferenças e significados, encaminharemos nossas reflexões sobre as relações automáticas de causa e consequência colocadas pelo historicismo
Abstract: The scope of this research is to draw a parallel between ancient Rock Painting and Graffiti, analyzing its similarities and differences. The analysis takes into account the fact that first ancient paintings were carried out in caves (and/or today in archaeological sites) whereas the graphite "takes over" city's landscapes and recharacterizes the urban areas of big centers, generating interventions, dialogues and provocations in the city. Rock art as the oldest type of art in history comes from a tribal and oral culture in which man builds history visually and where art has a magic value and ritual sacredness. In contrast, graffiti appears in an urban culture composed of artists who use public spaces, recording scenes often from everyday life and others from the imaginary, creating an intentional language to intervene in the city. Based on the study and analysis of their historical contexts and the characterization of both cultures (by means of records' gathering from tribal cultures' age to those of the current urban tribes as well as an outline of their differences and meanings) the following are considerations on the default relations of cause and consequence posed by historicism
Palavras-chave: Grafite
Pintura rupestre
Tribos urbanas
Cultura tribal
Graffiti
Rock painting
Urban tribes
Tribal culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Arte: Crítica e Curadoria
Citação: Adamo, Andréa. A pintura rupestre e o graffiti. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33344
Data do documento: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa Adamo.pdf4,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.