REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33399
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Jânio Quadros o marketing na política
Autor(es): Crivelaro, Antonio Cesar de Souza
Primeiro Orientador: Almeida, Miguel Tavares de
Resumo: O estudo da história vem passando por grandes transformações nas últimas décadas, muitos historiadores não estão dando muitas atenções as pesquisas no campo político, e acabaram por se dedicar quase que exclusivamente nas questões ligadas a micro história, deixando por sua vez a questão política em segundo plano. E percebemos que houve grande interesse por parte dos jornalistas, na área política, assumindo um papel que na maioria das vezes pertencia aos historiadores. Percebemos que a partir da crise dos paradigmas tradicionais da escrita de história, uma busca intensa por algo novo acontece, com isso, apresentou-se uma nova reformulação nas tradicionais abordagens feita pelos historiadores, sabemos da importância da micro história, que se utilizando de novas metodologias , abriu novas perspectiva para o estudo de história. E com isso aconteceu uma quase que total migração por parte dos historiadores para a micro história. É claro que os novos temas abordados, temas que na maioria das vezes nunca foram explorados, trouxe grande curiosidade para os historiadores, sendo trabalhados com mais intensidade. Entretanto mesmo diante de tantas possibilidades que a micro história nos proporciona, de estudar algo novo, não podemos negligenciar o campo politico. O historiador tem papel fundamental na interpretação das questões políticas , não podendo deixar estas a cargo somente dos profissionais da área de jornalismo. As questões políticas que nos últimos anos vem recebendo toda a atenção por parte dos jornalistas, na maioria das vezes não estão sendo tratadas com a devida seriedade que merece, muitos dos livros que tratam dos temas políticos, acabam recebendo uma versão cómica, não estabelecendo o que o historiador busca em seu trabalho, que é tornar aquela pesquisa, um retrato muito próximo da realidade, de modo que isso tem importância fundamental, pois muitos destes escritos ficarão para as pesquisas de futuras gerações. Diante disso, este artigo tenta mostrar o surgimento de um político, que com uma personalidade marcante, aliada a uma oratória sensacional, marcaram época dentro do cenário político nacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em História, Sociedade e Cultura
Citação: Crivelaro, Antonio Cesar de Souza. Jânio Quadros o marketing na política. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33399
Data do documento: 7-Ago-2012
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO CESAR DE SOUZA CRIVELARO.pdf217,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.