REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33813
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Jornalismo empresarial: repensando práticas e sua função social
Autor(es): Franco, David Budeus
Primeiro Orientador: Santos, Marli dos
Resumo: A pesquisa “Jornalismo Empresarial: repensando práticas e sua função social” é resultado de investigação bibliográfica, tendo como principal objetivo tratar da realidade do jornalismo empresarial da contemporaneidade no Brasil, além de propor reflexões sobre a prática da atividade jornalística nas empresas. Para tanto, buscou-se referências na história, inclusive na própria história do jornalismo, a fim de esclarecer a função do jornalismo em meio às relações de produção capitalista. O aporte teórico que dá sustentação ao projeto é a Teoria Social da Imprensa, fundamentalmente as ideias de Otto Groth. As conclusões nos permitiram entender que o lugar que se produz jornalismo, seja em empresas jornalísticas ou organizações de outros setores, não é suficiente para explicar as diferenças entre os produtos do jornalismo tradicional e do jornalismo empresarial
Abstract: The survey "Business Journalism: rethinking practices and its social function" is the result of research literature, its main goal is to treat the reality of the contemporary business journalism in Brazil, and invite reflections on the practice of journalism in the companies. To this end, we sought references in history, even in the history of journalism in order to clarify the role of journalism in the midst of capitalist relations of production. The theoretical basis that supports the project is the Theory of Social Media, mainly ideas from Otto Groth. The findings allowed us to understand that the place that produces journalism, whether in newspaper companies or organizations from other sectors is not sufficient to explain the differences between the products of traditional journalism and business journalism
Palavras-chave: Jornalismo empresarial
Comunicação organizacional
Otto Groth
Business journalism
Organizational communication
Otto Groth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Comunicação Jornalística
Citação: Franco, David Budeus. Jornalismo empresarial: repensando práticas e sua função social. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Comunicação Jornalística) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33813
Data do documento: 27-Ago-2012
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVID BUDEUS FRANCO.pdf385,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.