REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33915
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O objeto da motivação das decisões no procedimento recursal
Autor(es): Pasqua, Eduardo Henrique Balbino
Primeiro Orientador: Martins, Renata Cristina Lopes Pinto
Resumo: O presente trabalho procura identificar o objeto da motivação no julgamento dos recursos. Para tanto, parte-se de uma análise da relevância da motivação, não só no que respeita às decisões judiciais, mas aos atos estatais em geral. E isso é feito sob a perspectiva dos postulados do Estado Democrático de Direito e dos direitos fundamentais, o que permite identificar na motivação uma função extraprocessual. Adiante, identificando-se também uma função endoprocessual, na motivação das decisões judiciais, busca-se estabelecer critérios para que a motivação se efetive em cada caso concreto, traçando-se um esquema lógico-jurídico abstrato para que o julgador, sistematicamente, possa materializar a sua atividade intelectiva na decisão. Demonstra-se, por sua vez, como esse esquema silogístico deve ser estabelecido nas decisões proferidas em sede recursal. Para tanto, parte-se da diferenciação entre a cognição judicial no procedimento em primeiro grau e a cognição judicial no procedimento recursal, apontandose as distinções entre o mérito da demanda e o mérito do recurso. Feitas essas distinções, conclui-se que os objetos das motivações devem ser distintos, conforme se trate de decisão proferida no procedimento em primeiro grau ou no procedimento recursal. Uma vez identificado o objeto dos recursos, frisa-se a relevância da regularidade formal, enquanto requisito de admissibilidade recursal e forma de se atender ao princípio da dialeticidade. De resto, a fim de demonstrar a aplicação prática das conclusões afloradas neste trabalho, apresenta-se uma análise crítica do art. 252 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, propondo-se uma forma alternativa, tecnicamente correta e em conformidade com a Constituição Federal para tratar da hipótese prescrita na aludida norma regimental
Palavras-chave: Direito Processual Civil
Motivação das decisões
Recursos
Objeto dos recursos
Motivação dos acórdãos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direito Processual Civil
Citação: Pasqua, Eduardo Henrique Balbino. O objeto da motivação das decisões no procedimento recursal. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Processual Civil) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33915
Data do documento: 1-Mar-2012
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO HENRIQUE BALBINO PASQUA.pdf287,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.