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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3399
Tipo do documento: Tese
Título: A vendedora de sonhos: a venda direta na região metropolitana de São Paulo
Autor: Machado, Ricardo
Primeiro orientador: Lazzareschi, Noemia
Resumo: Esta tese está fundamentada em uma pesquisa que tem como objetivo conhecer o trabalho da vendedora direta, no passado chamada de vendedora porta-a-porta. Trata-se de um estudo de caso realizado na região metropolitana de São Paulo. Por esta atividade ser exercida predominantemente por mulheres, o estudo considerou esta constatação em sua construção, não caracterizando portanto estudo de gênero, mas sim, de um trabalho realizado em sua maior parte por mulheres. As hipóteses que serviram de guia para esta tese se baseiam em o que leva a mulher a tornar-se vendedora direta é prioritariamente a necessidade de obter renda. Esta necessidade tem sua base na crescente exclusão do mercado formal para as desempregadas e da necessidade de renda complementar para as que trabalham formalmente. Foi pesquisado também, a forte relação afetiva entre empresa, produto e vendedora direta como fonte de resultado. Com base nestas hipóteses, foram realizadas pesquisas qualitativas com vendedoras diretas e membros da organização para as quais trabalham. Tais pesquisas foram feitas, através de entrevistas pessoais, utilizando-se de questionários semi-estruturados e perguntas abertas específicas. As informações obtidas foram trabalhadas e analisadas com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, incluindo-se figuras metodológicas como expressões-chave, idéias centrais e ancoragens que permitiram a construção dos referidos Discursos. Em seguida, foram realizadas pesquisas quantitativas com cem vendedoras diretas, o que possibilitou o aprofundamento do conhecimento obtido nas pesquisas qualitativas, permitindo assim maior precisão durante a etapa de interpretação e análise para, em seguida, ser concluída esta tese com as considerações finais. Deste modo foi possível constatar que o principal motivo que leva a mulher a trabalhar com a venda direta é a necessidade de obtenção de renda principal
Abstract: This thesis is based on a research that has the purpose of understanding the job of an independent saleswoman, in the past known as the door to door seller . It is a case study placed in São Paulo s metropolitan area. As approximately ninety per cent of this activity is executed by women, their participation in this study was highly more expressive then men s, however this fact does not characterize this thesis as a gender study. The hypotheses, which guided this study, suggest that the major reason why woman decide working as an independent saleswoman is the need of income, as well as to complement their earnings. The study demonstrated that being an independent saleswoman is an option for those who are excluded from the formal job market, unemployed or have low income. A third hypothesis suggests that the strong affective relationship among the company, the product and the independent saleswoman is an important driver of job motivation and results for the company. Many qualitative researches where developed relying on these hypotheses. Interviews using specified open-ended questions and structuralized questionnaires where applied on independent saleswomen and members of the organization for whom they work. The results were gathered and analyzed based on the Group-Subject Discourse Technique, making use of methodological figures as key words and main ideas that made possible the construction of the speeches. Furthermore, a hundred saleswomen participated of quantitative researches in order to deepen the main comments of the interviewee during the qualitative researches. The results offered accuracy to the interpretation and analysis stage and the consequently conclusion of this thesis with the final considerations. According to the researches and interviews, it was possible to ensure that the main reason why women work with independent selling is the need to earn money or enhance their income
Palavras-chave: Trabalho
Exclusão social
Selling door to door
Complement their earnings
Unemployed
Vendedoras pessoais
Vendas
Venda direta
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Machado, Ricardo. A vendedora de sonhos: a venda direta na região metropolitana de São Paulo. 2005. 419 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3399
Data de defesa: 21-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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