Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vitagliano, Estéfano Martins | - |
dc.contributor.advisor1 | Marino, Marilia Josefina | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:26:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-13 | - |
dc.identifier.citation | Vitagliano, Estéfano Martins. Antígona, teatro e psicodrama: uma experiência em preparação de atores. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Formação em Psicodrama) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33996 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo que visa compreender as possibilidades do método psicodramático e, principalmente, do Teatro da Espontaneidade, no processo de preparação cênica, junto a um grupo de atores não profissionais. O processo foi desenvolvido ao longo de dois meses com um grupo de alunos do curso de Pedagogia que se propôs a apresentar a peça Antígona, de Sófocles, no encerramento da XI Semana de Estudos Clássicos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nesta proposta houve ensaios com os preceitos do Teatro Clássico e, como suporte aos atores, o método psicodramático entrou para proporcionar uma nova perspectiva e um novo olhar para a construção dramática. A metodologia e o embasamento teórico que sustentam esta pesquisa firmam-se nos fundamentos morenianos de Psicodrama e Teatro da Espontaneidade, assim como as técnicas pertinentes aos métodos. Buscou-se ainda, o resgate do Teatro Grego pelas concepções aristotélicas além de textos de Sófocles, autor da peça encenada. Os resultados apontam para o que surgiu como o principal desvelamento na preparação do ator pela proposta psicodramática: o resgate da espontaneidade-criatividade, manifesta na tomada de consciência do ator diante do impacto em sua subjetividade, com a apropriação do texto que deixou de ser apenas decorado, e passou a ser a fala de cada um na sustentação de sua personagem | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is the result of a qualitative action-research aimed to investigate the possibilities of the Psychodrama method, and mostly, Spontaneity Theater along with a processes of scenic preparation with a non-professional actors group. The process was developed during two months with a group of Pedagogy students proposing to act Sophocles' Antigona at the completion of the XI Week of Classical Studies of the College of Education of University of São Paulo. Within this proposal there was rehearsals using the principals of Classic Theater and, as a support to the actors, the Psychodrama method enters to provide a new perspective and a new look to the dramatic construction. The methodology and theoretical foundation that supports this research is centered in the Psychodrama writings of Moreno and his Spontaneity Theater, along with the techniques pertinent to the methods. In this foundation, attempted also the rescue of Greek Theater with the Aristotelian conceptions along with Sophocles, author of the play. The results points to what became the principal revelation with the actors preparation using the Psychodramatic proposal: the rescue of spontaneity-creativity manifested with the consciousness gathering of the actor in front of the impact in his subjectivity, with the text appropriation that ceased to be only memorized and became a self sponken language that sustains the character | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Formação em Psicodrama | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicodrama | pt_BR |
dc.subject | Teatro grego | pt_BR |
dc.subject | Teatro da espontaneidade | pt_BR |
dc.subject | Antígona | pt_BR |
dc.subject | Preparação de atores | pt_BR |
dc.subject | Psychodrama | en_US |
dc.subject | Greek theater | en_US |
dc.subject | Spontaneity theater | en_US |
dc.subject | Antigona | en_US |
dc.subject | Actor preparation | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Antígona, teatro e psicodrama: uma experiência em preparação de atores | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTÉFANO MARTINS VITAGLIANO.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.