Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Daiane Lopes da | |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Valeuska França Cury | |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:28:06Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-02 | |
dc.identifier.citation | Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132 | - |
dc.description.resumo | Sabe-se da importância do livro didático na educação Brasileira, pois é um instrumento disponibilizado de forma democrática e gratuita aos estudantes das escolas públicas. Porém, mesmo sendo uma ferramenta importante, para chegar à sala de aula é preciso entender que existem processos de análises e escolhas que começam pelo Ministério da Educação - MEC, que junto ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD avaliam se as coleções apresentadas por diversos autores estão de acordo com o que é determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Em seguida, as coleções aprovadas vão para as escolas para que os professores selecionem aquela que está de acordo com a realidade da escola. Dessa forma, a escolha dá-se por meio de avaliações que levam em conta os eixos norteadores das aulas de Língua portuguesa, como a leitura, a produção de texto, a oralidade e os conhecimentos linguísticos. A presente pesquisa procura explorar os aspectos composicionais do livro analisado | pt_BR |
dc.description.abstract | We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzed | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Textbook | en_US |
dc.subject | Portuguese language | en_US |
dc.subject | National Curricular Parameters | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.title | O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAIANE LOPES DA SILVA.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.