REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daiane Lopes da
dc.contributor.advisor1Martins, Valeuska França Cury
dc.date.accessioned2023-07-05T19:28:06Z-
dc.date.available2023-07-05T19:28:06Z-
dc.date.issued2018-04-02
dc.identifier.citationSilva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132-
dc.description.resumoSabe-se da importância do livro didático na educação Brasileira, pois é um instrumento disponibilizado de forma democrática e gratuita aos estudantes das escolas públicas. Porém, mesmo sendo uma ferramenta importante, para chegar à sala de aula é preciso entender que existem processos de análises e escolhas que começam pelo Ministério da Educação - MEC, que junto ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD avaliam se as coleções apresentadas por diversos autores estão de acordo com o que é determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Em seguida, as coleções aprovadas vão para as escolas para que os professores selecionem aquela que está de acordo com a realidade da escola. Dessa forma, a escolha dá-se por meio de avaliações que levam em conta os eixos norteadores das aulas de Língua portuguesa, como a leitura, a produção de texto, a oralidade e os conhecimentos linguísticos. A presente pesquisa procura explorar os aspectos composicionais do livro analisadopt_BR
dc.description.abstractWe know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzeden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectTextbooken_US
dc.subjectPortuguese languageen_US
dc.subjectNational Curricular Parametersen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º anopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE LOPES DA SILVA.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.