???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3434
Tipo do documento: Dissertação
Título: O céu do gás heterogêneo: considerações sobre políticas públicas, subjetividade e saúde mental no município de Santos SP
Autor: Peneda, Beatriz Maria Moreno
Primeiro orientador: Veras, Maura Pardini Bicudo
Resumo: O presente estudo volta-se à questão da desconstrução manicomial acontecida no município de Santos, iniciada em 1989, após Intervenção Pública realizada pela Prefeitura Municipal, na Casa de Saúde Anchieta, em função das irregularidades ali encontradas. A desconstrução deu origem aos Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS s), unidades de caráter aberto em contraposição ao modelo asilar, e com outras prerrogativas de funcionamento, visando a esta superação. Este programa de atenção foi estudado, bem como toda a ruptura proposta para a cidade juntamente com as outras ações municipais, através do discurso de trabalhadores da área, obtidos em entrevista oral, de caráter aberto. Embora várias mudanças na assistência tenham sido observadas, questões relativas ao poder mostraram-se bastante conflituosas e merecedoras de análise, bem como as questões referentes ao rumo do programa. Os trabalhadores, embora vejam com satisfação o resultado de seu empenho, principalmente no tocante ao fechamento do manicômio e à constatação de que o NAPS é uma alternativa de substituição ao manicômio, sugerem mais espaço para práticas emancipatórias, que de fato viabilizem o resgate da cidadania do portador de qualquer espécie de sofrimento psíquico.
Palavras-chave: Serviços de saúde mental - Santos, SP
manicômio
Núcleos de Atenção Psicossocial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Peneda, Beatriz Maria Moreno. O céu do gás heterogêneo: considerações sobre políticas públicas, subjetividade e saúde mental no município de Santos SP. 2000. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3434
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_60228.pdf561,44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.