REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34790
Tipo: Monografia de Especialização
Título: As possibilidades expressivas do documentário Brasileiro contemporâneo a partir do estudo dos filmes: a matadeira, babilônia 2000, janela da alma e ônibus 174
Autor(es): Mino, Luciana Yury
Primeiro Orientador: Dias, Verônica Ferreira
Resumo: O documentário nacional ganhou indiscutível visibilidade na última década. Dentro do panorama da crescente produção no país, esta pesquisa mostra diversas concepções de linguagem do documentário, pela análise da composição estética de quatro filmes: A Matadeira, de Jorge Furtado, Babilônia 2000, de Eduardo Coutinho, Janela da Alma, de João Jardim e Ônibus 174, de José Padilha. A escolha dos filmes vem a ilustrar a diversidade de formas na apresentação do argumento. Há diretores que privilegiam o discurso oral, já, outros, preferem dar maior destaque para recursos visuais utilizando material gráfico e iconográfico. A linguagem audiovisual, em sua amplitude de expressão, atende às necessidades específicas de cada realizador. A pesquisa se fundamenta no referencial teórico sobre o documentário, relacionando-a a conceitos de alguns pesquisadores da categoria, tais como: Bill Nichols, Consuelo Lins, Jean Claude Bernardet, Marcel Martin e Silvio Da-Rin. Partindo do entendimento dos conceitos teóricos, o estudo mostra de que forma a imagem, o som e a montagem são construídos para atender determinada intenção cinematográfica de cada realizador
Abstract: The national documentary has conquered considerable visibility in the last decade. Considering the growing production in the country, this research shows different conceptions of language in the documentary, through the analysis of the esthetic composition in four films: A Matadeira, by Jorge Furtado, Babilônia 2000, by Eduardo Coutinho, Janela da Alma, by João Jardim e Ônibus 174, by José Padilha. These movies represent the diversity regarding the presentation of the script. Some directors prefer to use the oral resource, while some others would prefer to emphasize the visual resources by using graphic and iconographic material. The audiovisual language, by offering different choices of expression, serves the aims of each director. The research is based on the documentary theory proposed by some authors like Bill Nichols, Jean Claude Bernardet, Marcel Martin and Silvio Da-Rin. By understanding the theory about the documentary, the study shows how image, sound and editing are built to construct the idea of each director
Palavras-chave: Montagem cinematográfica
Ética
Narrativa audiovisual
Cinematographic editing
Ethic
Audiovisual narrative
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Roteiro de Áudio e Audiovisual
Citação: Mino, Luciana Yury. As possibilidades expressivas do documentário Brasileiro contemporâneo a partir do estudo dos filmes: a matadeira, babilônia 2000, janela da alma e ônibus 174. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Roteiro de Áudio e Audiovisual) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34790
Data do documento: 31-Mai-2012
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA YURY MINO.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.