REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35615
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A liberdade religiosa na berlinda: a questão religiosa no processo de secularização do Estado brasileiro
Autor(es): Cury, Samir
Primeiro Orientador: Figueira, Eulálio Avelino Pereira
Resumo: Este trabalho ira abordar o conflito ocorrido no Brasil Imperial de D.Pedro II, entre a Igreja e o Estado, entre 1872-1875, conhecido como “Questão Religiosa”. Sendo o primeiro confronto nacional que envolveu o Estado e a Igreja, cujo pivô, ou causa imediata, foi a interdição de maçons em comunidades paroquiais, por parte dos Bispos de Pernambuco e do Para, mediante as diretrizes de Roma de Pio IX. Este acontecimento ocorrido na esfera judicial, gerou repercussão pública de modo a intensificar ainda mais os movimentos anticlericais de um lado versus ultramontanos de outro, caminhando para o ponto culminante que foi a queda do Império e o fim do sistema de Padroado e Beneplácito com a Proclamação da República e consequente estabelecimento constitucional da separação legal do Estado e da Igreja. Progressivamente intensifica-se a liberdade religiosa e o Campo Religioso Brasileiro inicia a sua formação inigualável, partindo de sua configuração acanhada para o que hoje se apresenta com um país laico, sem semelhanças em outros países. A aparente incompatibilidade entre Maçonaria e Igreja Caótica, poderá ser analisada com mais critério e substância, baseados em depoimentos e dados empíricos de análise. Abordaremos ao final como a Instituição Maçônica atua no terreno laicidade, se lida e como se apresenta a convivência entre pessoas de diferentes convicções religiosas, em harmonia e concórdia. Para a Ciência da Religião, espero que este estudo possa agregar e ser de grande valia ao abordar a Maçonaria de uma forma acadêmica e analítica, contando com a colaboração de pessoas influentes na instituição, bem como de membros das Lojas
Palavras-chave: Questão religiosa
Maçonaria
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião
Citação: Cury, Samir. A liberdade religiosa na berlinda: a questão religiosa no processo de secularização do Estado brasileiro. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35615
Data do documento: 2-Mar-2017
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samir Cury.pdf418,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.