REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiva, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1Campos, Terezinha Calil Padis
dc.date.accessioned2023-07-05T19:50:08Z-
dc.date.available2023-07-05T19:50:08Z-
dc.date.issued2011-09-02
dc.identifier.citationPiva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622-
dc.description.resumoO conteúdo desta monografia baseia-se no brincar, nas brincadeiras e nos jogos, a partir da reflexão psicopedagógica a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem e consequentemente, na produção de conhecimento, com base teórico-bibliográfica. Especificamente traz experiências pessoais da autora deste trabalho, junto à própria aprendizagem; definição a respeito do que é brinquedo, brincar, brincadeiras e jogos; registra o desenvolvimento destes recursos no âmbito histórico, familiar e escolar através do tempo. Além disso, teoricamente fundamenta como se dá a aprendizagem e a construção do conhecimento, tendo como referencial a epistemologia genética de Jean Piaget, e outros autores, buscando assim responder aos questionamentos iniciais e revelar a importância destes instrumentos no desenvolvimento humano como um todo, ou seja, orgânica, física, cognitiva, social e psicologicamentept_BR
dc.description.abstractThe content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychologicalen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectReferencial teóricopt_BR
dc.subjectReflexão Psicopedagógicapt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGamesen_US
dc.subjectHistoryen_US
dc.subjectTheoreticalen_US
dc.subjectReflectionen_US
dc.subjectPsychopedagogueen_US
dc.subjectStimulien_US
dc.subjectLearningen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Regina Piva.pdf394,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.