REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
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dc.creatorOliveira, Débora Lessa de Azevedo Corrêa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247663A0por
dc.contributor.advisor1Almeida, Lúcio Flávio Rodrigues de-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:54:50Z-
dc.date.available2014-07-10-
dc.date.issued2014-04-28-
dc.identifier.citationOliveira, Débora Lessa de Azevedo Corrêa de. Docentes de IPES de São Paulo em tempos de precarização das relações de trabalho e mercantilização do ensino. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3566-
dc.description.resumoO estudo da precarização das relações de trabalho dos docentes é relevante ao tornar possível, por exemplo, relacionar dois eixos fundamentais para a compreensão de nossa sociedade e de suas desigualdades: educação e trabalho. Nesta dissertação, centramos o foco no caso dos docentes das Instituições Privadas de Ensino Superior IPES de São Paulo. O processo de precarização de trabalho nas IPES é a reverberação de três importantes mudanças: 1) transformações no chão de fábrica, com o desenvolvimento do Taylorismo/Fordismo e do Toyotismo ao longo do século XX; 2) modificações estruturais e de diretrizes no ensino superior brasileiro, principalmente de meados do referido século até hoje; 3) consolidação do neoliberalismo. A expansão das IPES é portadora de uma contradição potencial na medida em que submete a um despotismo universitário amplos contingentes de trabalhadores portadores de uma formação crítica, ao mesmo tempo em que promete a milhões de estudantes perspectivas de carreira difíceis de se realizarem. Até o momento, estas contradições não se explicitaram, o que não significa que isto não venha a ocorrerpor
dc.description.abstractThe study of the precarization of the professors work relations is meaningful since it enables us to connect education and work, two fundamental axes for the comprehension of our society and its inequalities. In this essay, we focus on the case of the professors in private institutions of higher education - IPES - of São Paulo. The process of the work precarization in the IPES is a reflex of three important changes: 1) Transformations on the factories manufacturing floor with the development of Taylorism/ Fordism and Toyotism during the XX century; 2) Structural and policy changes on Brazilian high education system, mainly from the middle of the aforementioned century to nowadays; 3)Consolidation of neoliberalism. The expansion of the IPES carries a potential contradiction insofar as it submits a wide contingent of critical thinking workers to what we could call a university despotism at the same time that it promises millions of students practically unatainable career prospects. These contradictions have not yet become apparent so far, but there is a high possibility that they will become a reality in the near futureeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12019/Debora%20Lessa%20de%20Azevedo%20Correa%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrecarização das relações de trabalhopor
dc.subjectEnsino superior privadopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPrecarization of work relationseng
dc.subjectPrivate high educationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDocentes de IPES de São Paulo em tempos de precarização das relações de trabalho e mercantilização do ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
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