REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Simone Serafim Cirino de-
dc.contributor.advisor1Pinto, Marcia Mathias-
dc.date.accessioned2023-07-05T19:50:35Z-
dc.date.available2023-07-05T19:50:35Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.citationSouza, Simone Serafim Cirino de. Relação professor-aluno: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35677-
dc.description.resumoO professor de Língua Inglesa , assim como de outras disciplinas da escola pública, vive atualmente, um cenário no qual tenta desenvolver o conteúdo em sala, mas percebe que alguns alunos não se sentem motivados para a realização das atividades propostas. Tal realidade se deve aos inúmeros problemas pelos quais o ensino público passa, fatores estes que dificultam o estreitamento de laços entre professor e aluno. Dentre eles podemos citar: a indisciplina e o grande número de alunos em sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo observar um grupo de alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo e verificar de que modo a afetividade pode ser, ou não, um elemento motivador que influencie no interesse e no aprendizado desses alunos. A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para Língua Estrangeira assim como em alguns autores que abordam a questão afetiva relacionando-a com aprendizagem. Dentre esses autores destacamos Carl Rogers, percursor da Psicologia Humanista e criador da Abordagem Centrada na Pessoa, além do artigo da Prof.ª Dr.ª. Vera Cabrera Duarte, do curso de Psicologia da Educação da PUC. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de ensino localizada no extremo leste da cidade de São Paulo. Participaram deste trabalho, a princípio vinte e cinco alunos do Ensino Fundamental (6ª série/ 7° ano), dos quais foram selecionados apenas três. Desse modo, os dados foram coletados através de um questionário e também por meio de diários reflexivos, durante os meses de abril a agosto de 2014. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que as atitudes facilitadoras de Carl Rogers tiveram influência na mudança de postura dos alunos em relação ao interesse para o aprendizado de inglês e que o contato entre aquele que ensina e aquele que aprende, ou seja, professor-aluno contribui muito na assimilação dos conteúdos ensinadospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectInteressept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleRelação professor-aluno: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE SERAFIM CIRINO DE SOUZA.pdf495,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.